Não durma no ponto

Compartilhe

Córdoba, Espanha

Uma fantasia que povoa a imaginação de alguns turistas é conseguir fotografar uma atração sem ninguém na frente. Quem viaja para a Espanha, pode, eventualmente, ter as suas preces ouvidas, porque lá, embora caindo em desuso, ainda existe a instituição da “siesta”, aquela famosa soneca depois do almoço.

Bilbao, Espanha

O bom da hora da “siesta” é que parece que a cidade fica todinha para você. A sensação é que todos os habitantes foram misteriosamente abduzidos por volta das duas da tarde, sendo devolvidos pelos extraterrestres em torno das cinco. Você tem pouco mais de duas horas para ser o dono exclusivo da cidade.

Granada, Espanha

O lado ruim, é que se você quiser fazer umas comprinhas, vai ficar na mão. Lojas, farmácias, supermercados, jornaleiros – muitos fecham. Na ativa, ficam apenas os bares, restaurantes e… salões de beleza.

Madri, Espanha

Em algumas cidades da Espanha, notadamente o comércio, começa a funcionar por volta das nove da manhã, com um intervalo de umas três horas para o almoço e a “siesta”. Retomam as atividades lá pelas cinco da tarde com o expediente sendo encerrado perto das oito da noite. O jantar sai tarde por lá…

Girona, Espanha

Aos domingos as ruas ficam mais desertas ainda. O comércio não abre mesmo. Para um turista comum não é um grande problema porque bares, restaurantes, museus, centros culturais, empresas de turismo e lojas de lembranças funcionam normalmente, além das áreas com atrações estarem cheias de “colegas” visitantes.

Saragoça, Espanha

O antigo costume da “siesta” surgiu para contornar o baixo rendimento dos trabalhadores nos horários de maior calor do verão. Com o descanso, a galera voltava revigorada para o batente. Só que o mundo muda: a globalização e o ritmo dos negócios no mundo não comportam uma interrupção de trabalho por um período tão grande e em horário tão importante. As repartições públicas da Espanha já eliminaram a “siesta”. Nas grandes cidades, os shoppings, muitos supermercados e algumas lojas de rua já não fecham à tarde.

Sevilha, Espanha

A “siesta” é mais fortemente percebida nas cidades menores, ou no comércio dos bairros residenciais. Apesar de ser considerada uma prática saudável, a maioria dos espanhóis preferiria ter um horário de almoço menor e poder voltar para casa mais cedo.

Barcelona, Espanha

Se seu sonho de consumo é ter a Espanha só para si (ao menos à tardinha), trate de programar logo sua viagem. A necessidade de acompanhar o progresso não vai poupar essa tradição. Os horários de trabalho terão que ser compatíveis com os colegas da União Européia, onde as decisões e ações acontecem em tempo real. Por isso, não bobeie: se demorar muito a sopa vai acabar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.