Magia em Portobello Road ou “Traguna, Macoities, Tracorum Satis Di”

Compartilhe

Portobello Road

Um programa bacaninha para quem está em Londres, principalmente em um final de semana, é a mais que conhecida feira de Portobello Road que fica pelas bandas de Notting Hill.

Portobello Road

Inspirada pelo antigo filme “Se minha cama voasse”, muitas vezes invoquei o feitiço do título acima com o objetivo de dominar meus irmãos, infelizmente sem sucesso. Já adulta, ao visitar Londres pela primeira vez, lembrando que os personagens buscavam em Portobello Road uma parte importante de um livro de magia, quis passar por lá.

Portobello Road

Numa época em que a Internet engatinhava e as fontes de pesquisa eram minguadas, o dia escolhido foi uma quinta-feira à tarde – pior, impossível. Fazia frio, chovia e ainda fui parar na parte errada da rua. Sem dúvida pude sentir a ambiência de um filme: uma locação perfeita para uma cidade abandonada do velho oeste americano. Faltou apenas ser atingida por uma daquelas bolas de feno arrastadas pelo vento…

Portobello Road

Muito tempo depois, nem lembrando mais do episódio, tive a oportunidade de voltar a Londres, e dessa vez acertei. O dia era um sábado pela manhã e lá estava a feira: Colorida e cheia de humanos.

Portobello Road

Embora as lojas e o comércio de frutas e legumes funcionem durante a semana, é no sábado que tudo acontece junto. Com mais de 2000 barracas, lá se encontra de tudo: uniformes antigos de guerra, candeeiros, antiguidades e velharias, livros, roupas “trendy”, roupas bizarras, frutas, flores, temperos e comida.

Portobello Road

A feira é muito bonita e animada. À medida que vai chegando a hora do almoço a frequência vai aumentando. Caminhar no meio da multidão é um desafio. Além da imensa variedade de mercadorias e das interessantes lojas, a feira também tem trilha sonora: muitos músicos de rua lá se apresentam, alguns excepcionalmente bons.

Portobello Road

Quem gosta de comer besteira de rua está no lugar certo. Por ser um tradicional polo de imigrantes, Londres concentra as mais variadas culturas e etnias, e isso se reflete nas barracas de comida da feira. É uma viagem gastronômica ao redor do mundo. Difícil é decidir: Tem especialidades francesas, húngaras, vietnamitas, surinamesas, filipinas…

Portobello Road

Aos sábados o horário de funcionamento é das oito da manhã até seis da tarde. A estação de metrô mais próxima é a Landbroke Grove, servida pelas linhas Circle e Hammersmith and City. Dependendo de onde você esteja em na cidade, pode usar a Central Line, District Line além da Circle Line, descendo na estação de Notting Hill Gate.

Portobello Road

Qual a melhor hora para ir? Depende das pretensões ou de cada um. Se for para comprar antiguidades ou objetos incomuns ou passear com certa calma, quanto mais cedo melhor.

Portobello Road

Se for para apreciar a feira bombando, é na hora do almoço, no princípio da tarde. Se o objetivo for encontrar pechinchas de perecíveis, a “xêpa” é no final da tarde.

Portobello Road

Consulte o simulador de viagens da empresa de transportes de Londres para saber a melhor forma de chegar. Mais informações sobre horários e dias de funcionamento das barracas e da feira de antiguidades:http://www.portobelloroad.co.uk/

Leave a Reply

Your email address will not be published.