Fast-regressão para curar desânimo

Compartilhe

Montpellier, França

Se sua câmera foi roubada, se sua mala sumiu, se você andou que nem um camelo sob a neve ou chuva ou frio e não achou um museu ou monumento aberto, ou se estiver se sentindo perdido em algum lugar no mundo, pare um pouco e utilize essa miraculosa terapia: uma mini volta ao útero materno.

Paris, França

Para situações mais simples, basta parar na frente de uma loja do McDonalds e respirar fundo. Absorva aquele cheiro familiar, rigorosamente igual em qualquer lugar do mundo. Sinta a alma e o espírito impregnados do aconchego protetor de um retorno à casa materna. Isso deve bastar.

Barcelona, Espanha

Se o caso é mais complicado, será preciso reforçar o estímulo. Entre na loja, encare a fila, aproveitando para espiar as peculiaridades do menu local. Faça seu pedido. Se não souber falar, aponte para a foto do número 1. Pegue a sua bandeja e vá se sentar em uma mesa. Permita que aquela “madalena proustiana” se apodere de seu ser.

Siena, Itália

Coma devagar, sentindo ou não prazer: isso não importa. E aí comece a se conectar com o que se passa a sua volta: mães negando sobremesa a seus filhos mal-educados com bocas sujas e mãos engorduradas, grupinhos de pré-adolescentes com roupas ridículas falando alto e querendo aparecer, um empregado da loja com seu medonho uniforme com um esfregão e balde com detergente de cheiro forte limpando o chão na mesa ao lado…

Milão, Itália

Como num passe de mágica, você vai se lembrar como é previsível a comida e a frequência do McDonalds. Vai perceber que não foi prá isso que você juntou suas preciosas economias, que ficou preso horas em aviões, salas de embarque, expôs seu desodorante e escova de dentes ao raio-x, brigou para pegar sua mala em uma esteira rolante…. Pronto: o ego e a autoestima estão devidamente calibrados. – Fácil, rápido, barato e eficiente.

Paris, França

Mudando de assunto, mas ainda no assunto: Não tenho moral para falar mal do “grande M amarelo”. Na verdade, é um tremendo quebra galho para turistas fominhas (com e sem trocadilho). E com uma vantagem adicional: Mesmo tomando um simples cafezinho, na nota fiscal aparece um código que dá acesso aos banheiros, gratuitos e limpos. Isso é uma grande carta na manga para quem está batendo pernas pela cidade.

Freiburg im Breisgau, Alemanha

Para quem tem fome e tem pressa não existe igual, não há aquele rito lento, característico da cultura dos restaurantes. Não vai ter dúvidas na escolha nem medo de algum tempero exótico, o cardápio é padrão planetário. E mais: Se a grana estiver curta, sempre haverá uma promoção de algum sanduiche ou sorvete por uns poucos euros ou, o equivalente na moeda local.

Amsterdam, Holanda

Leave a Reply

Your email address will not be published.