Se estabacando com chiquê em Atenas

Compartilhe

Qualquer pessoa que ponha os pés em Atenas tem como prioridade visitar a Acrópole. É um dos maiores símbolos da cultura ocidental, patrimônio mundial da UNESCO e imperdível atração turística. É impossível não se emocionar. Só que como outros lugares de Atenas esconde perigos que podem comprometer ou mesmo acabar com o resto do passeio.

Atenas, Grécia

O maior dos riscos pode ser evitado ou, para os descuidados, minimizado com a correta escolha de calçados. Tranquilize-se: não vou recitar meia dúzia de conceitos fashion ou sugerir fofos modelitos de pisantes para desfilar pela orla do Egeu. Vou enfaticamente sugerir: NÃO OUSE ENCARAR O PASSEIO SEM SAPATOS ANTIDERRAPANTES!

Atenas, Grécia

Uma vez na cidade, você vai rapidinho descobrir que o nobre mármore é abundante na região e largamente utilizado no revestimento de… calçadas, praças, rampas e acessos.

Atenas, Grécia

Algumas ladeiras em Atenas têm as calçadas revestidas em mármore para se escorregar de forma chique. Olha que experiência fantástica você e suas muletas terão para recordar: um contato tão íntimo com esse lendário solo – uma queda no berço da democracia.

Atenas, Grécia

O ateniense tem o peculiar hábito de lavar as calçadas e passagens. Imagino que esse cuidado mais do que com a limpeza deva ser para aliviar o forte calor do verão. No hotel em que fiquei hospedada o piso e as escadas eram em mármore e em cada andar havia uma mangueira enrolada de plantão. Repare só este acesso a Acrópole, em aclive com piso de mármore e… molhado.

Atenas, Grécia

Agora repare esta escada já dentro da Acrópole. Foi sorte ter ido em um dia que não chovia ou nevava.

Atenas, Grécia

E antes ou depois de visitar a Acrópole, é altamente provável que você também vá querer conhecer o Monte Areópago, que fica em frente à entrada da mesma. É um lugar maravilhoso para se contemplar o por do sol, além de ter uma vista magnífica da cidade e da própria Acrópole, ali ao lado.

Atenas, Grécia

Dou um doce para quem adivinhar de que rocha é o monte. Por sinal, do mesmo material é a antiga escada para se chegar lá.

Atenas, Grécia

Mudando um pouquinho o assunto, caso visite o Monte Areópago, reparar que próximo à base da escada de acesso (em mármore, claro), existe uma placa em bronze com um texto em grego. Trata-se do sermão que o apóstolo Paulo pregou aos filósofos naquele monte. É muito bonita. Infelizmente aparece muito longe na foto (a blogueira às vezes dá umas escorregadas – ainda mais quando em Atenas).

Atenas, Grécia

2 thoughts on “Se estabacando com chiquê em Atenas”

  1. Estive em Atenas por alguns dias e não escorreguei nenhuma vez. Estava usando sandálias Havaianas e deu tudo certo. Recomende a seus blogueiros.
    No mais, seja Londres, Paris ou aquele nojo de Versailles, seus comentários são sensacionais. Dá uma vontade louca de viajar com você, com ou em gruas no meio do caminho, digo, do céu.
    De novo, parabéns.
    É muito muito prazeroso ler suas impressões.
    NY que te aguarde…

  2. Obrigada. Também usei as minhas sandalinhas brasileiras, velhinhas, mas acessório de primeira necessidade na bagagem de mão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.