Conhecer a Capella dei Pazzi em Florença, na Itália foi a realização de um sonho de adolescência. Em uma aula de desenho no passado, fui “forçada” a desenhar sua fachada.
Movida pela curiosidade, resolvi pesquisar um pouco mais e acabei me apaixonando pela perfeição e beleza dessa criação atribuída a Filippo Brunelleschi.
Daí para frente minha vida mudou. Devo ao grande mestre italiano não precisar mais ficar em segunda época em matemática, por conta da admiração pela geometria.
Quando tive a oportunidade de viajar para a Itália, escolhi Florença para meu deleite particular e antes de fechar a mala já tinha feito o dever de casa.
Pesquisei cada detalhe dessa magnífica capela, para usufruir tudo o que tinha direito. Pude conferir que realmente lá dentro a luz se difunde sem produzir sombras – impressionante.
Como esperado, a visita foi emocionante. Tem coisas que fazem valer tantas horas de confinamento em um avião. Saí com um orgulho danado de pertencer à raça humana e constatar que somos capazes de produzir coisas tão bonitas. Foi um privilégio.
Mesmo para aqueles que não curtem a tal da “Proporção Áurea” e outros efeitos especiais da geometria, visitar a Capella Pazzi, é obrigatório para quem vai à Florença.
Essa pequena capela é uma das mais importantes representações da arquitetura renascentista.
A Capella dei Pazzi faz parte do complexo da Basílica de Santa Croce. Na mesma visita você poderá conhecer a Basílica de Santa Croce, com afrescos de Giotto, o Claustro com a capela, a galeria fúnebre e o Museo Pietro Parigi, e o Museo dell’Opera.
A Basílica de Santa Croce fica, é claro, na Piazza Santa Croce, abrindo para visitas de segunda a sábado das 09h30 até 17h00. Aos domingos e feriados apenas na parte da tarde, das 14h00 às 17h00 horas. Os ingressos podem também ser comprados online no completíssimo sítio da Opera di Santa Croce.