Cour Saint Émilion – Bercy Village

Compartilhe

Se há uma coisa que não falta em uma cidade como Paris, é história para contar. Dentre tantos episódios heroicos ou tristes, existem alguns pitorescos ou engraçados como um que aconteceu em 1704. Com a chegada do rei Luís XIV para assistir à uma missa em Notre Dame de Bercy, todos ajoelham perante sua majestade menos um homem. O eficiente “segurança” vai lá cumprir a lei e percebe que o elemento é um gigante e está ajoelhado, sim senhor.

Bercy Village

O compridinho, que era um produtor de vinhos e tinha o dom de falar pelos cotovelos, caiu nas graças do rei, não perdendo a rara oportunidade para reclamar das dificuldades de sua atividade. O rei, que devia estar de bom humor naquele dia, termina concedendo a ele e aos outros produtores o direito de vender em Bercy seus vinhos livre de impostos.

Bercy Village

Foi aí que nasceu o entreposto de Bercy. Por muito tempo o lugar foi palco de festas em seus bares de vinhos, com artistas, pessoas de todas as classes até que, numa enchente em 1910, o Rio Sena transbordou e Bercy foi completamente alagada. O local entrou em decadência e foi abandonado.

Bercy Village

A revitalização da região começou em 1979, com a construção de um centro desportivo polivalente, o Palais Omnisport, hoje palco de grandes espetáculos. A maioria das adegas foi demolida. Ficaram de pé alguns galpões como exemplo da antiga arquitetura da região. Hoje em dia, o distrito de Bercy é uma das mais modernas regiões de Paris.

Bercy Village

Localizado em torno de um dos maiores parques criados por paisagistas e arquitetos renomados, é conectado ao resto da cidade pela linha 14 do metrô, vulgo “Meteor”, por ter sido a mais rápido do mundo, operada por computadores, sem piloto.

Bercy Village

O local, além de bonito e agradável se transformou num polo de lazer com cinemas, restaurantes, lojas e exposições. O Cour Saint Émilion foi inaugurado em 2000. Os prédios foram restaurados respeitando o modelo original e rapidamente se transformou num point.

Bercy Village

É frequentado pelos parisienses e, normalmente fora do circuito turístico, é uma boa opção de passeio para quem quer reunir compras originais nas criativas boutiques da região, boa comida, espaço verde e bons cinemas.

Bercy Village

Bercy Village é um local bastante animado onde os restaurantes funcionam todos os dias até as duas da manhã. Diferente do padrão habitual de fechamento às oito da noite, as lojas dão mais uma hora de colher de chá, sendo que em determinados domingos, normalmente no verão, abrem também aos domingos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.