A Torre Zizkov em Praga

Compartilhe

Um dos destinos mais lindos para um viajante, mesmo os não crônicos, é a cidade de Praga na Republica Tcheca. Cheia de atrações, fica difícil escolher a qual delas se vai primeiro. Praga é cheia de imperdíveis. Por ser uma cidade grande em extensão, fica difícil cumprir integralmente um roteiro. Tanto melhor: Quem conhece Praga acaba sempre planejando uma volta.

Torre Zizkov

Saindo um pouco do circuito básico-indispensável, a cidade guarda uma série de atrações curiosas e algumas vezes bizarras. Quem visita o Castelo de Praga e de lá do alto contempla a cidade fica intrigado com uma estrutura enorme, lá longe, “interferindo” na paisagem.

Torre Zizkov

Aquela coisa comprida e cinza é a torre de comunicações no bairro de Zizkov. Ela ficou pronta em 1992, e logo surgiram lendas urbanas a seu respeito. Dizem que os habitantes de Praga estavam convencidos que a construção da torre emissora de sinais de rádio e televisão não passava de um pretexto do governo para implantar um equipamento da mais alta tecnologia soviética para monitorar as conversas telefônicas da cidade. Teve também a lenda que o objetivo era bloquear a entrada de emissões de rádio provenientes do ocidente.

Torre Zizkov

A confusão não terminou por aí. Para melhorar a reputação da esquisita torre, considerada uma das mais feias do mundo, foram colocadas no ano de 2000 esculturas de dez enormes bebês subindo pelos pilares de autoria do polêmico escultor tcheco David Cerny.

Torre Zizkov

Apesar da ideia inicial ter sido uma exposição provisória, tanto que os bebês chegaram a ser removidos, eles fizeram sucesso e acabaram voltando no ano seguinte para ficar em definitivo. Amada ou odiada, é inegável que a torre com sua singular aparência tenha adquirido valor turístico.

Torre Zizkov

A não mais tão polêmica “Zizkovská televizní Vez” tem 216 metros de altura e atualmente além de transmitir sinais de rádio, televisão e telefonia celular, possui um equipamento de monitoramento da qualidade do ar.

Torre Zizkov

Do ponto de vista turístico, funciona no oitavo andar o mirante, que permite uma vista de 360 graus para a cidade. É dito que com tempo claro é possível admirar a paisagem num raio de até cem quilômetros. Na torre, que de noite recebe uma iluminação especial, comumente com as cores da bandeira da República Tcheca, também estão um restaurante panorâmico e, depois de uma reforma, um hotel de luxo que conta com um único apartamento.

Torre Zizkov

No dia da visita ao mirante, o tempo fechou repentinamente. Desistimos de subir considerando que veríamos apenas as nuvens mais de perto e a forte chuva antes de atingir o chão ou o guarda-chuva das pessoas lá embaixo. A Torre Zizkov fica no bairro do mesmo nome na Mahlerovy sady 1, 130 00 Praha 3. A estação mais próxima de metrô e parada do tram é Jiriho z Podebrad. (Metrô linha A, a verde e tram linha 11)

Leave a Reply

Your email address will not be published.