Um programa surreal

Compartilhe

Teatre Museu Dalí

Um dos mais brilhantes artistas, expoente do surrealismo, o espanhol Salvador Dali nasceu na cidade de Figueres na Catalunha. Com inegável talento, não se limitou à pintura, dedicando-se às mais variadas formas de expressão artística. Projetos arquitetônicos, paisagismo, escultura, literatura, jóias, cenários teatrais, fotografia, moda e cinema, incluindo desenhos animados para a Disney. Com sua figura bizarra, era um ser midiático de primeira grandeza (ele sabia que podia), por conta disso muito criticado em sua época.

Teatre Museu Dalí

Uma grande faceta de sua genialidade foi ter a visão de perpetuar sua obra para a posteridade, organizando seu legado artístico. A Fundação Gala-Salvador Dali mantém o Castell de Pubol, que Dalí deu de presente à sua mulher Gala, a Casa-Museu em Portlligat e o Teatro e Museu Dali, em Figueres, sua terra natal, com a mais completa coleção dos seus trabalhos.

Teatre Museu Dalí

Teatre Museu Dalí

O Teatro Museu Dali fica na cidade de Figueres, cerca de 120 quilômetros ao norte de Barcelona. Além do acervo, o prédio do museu é também uma obra de arte. Um ótimo passeio bate e volta para quem visita a capital catalã. Boa pedida para os que saem de Barcelona de carro (ou não) em direção à França, ou vice e versa. É legal também para os que embarcam ou desembarcam no aeroporto da linda cidade de Girona (veja aqui), a apenas 35 quilômetros de Figueres.

Teatre Museu Dalí

Utilizando transportes públicos, é possível ir de Barcelona a Figueres de trem ou de ônibus. Os trens partem da Estação de Sants, (metrô linhas 3 ou 5) e a maioria pára também na Estação RENFE de Passeig de Gràcia (metrô linhas 2,3 e 4), num percurso de aproximadamente duas horas. Os ônibus saem da Estació d’autobusos Barcelona Nord. Há bem em frente uma saída da estação de metrô Arc de Triomf (linha1). A viagem de duas horas e meia é feita por diversas empresas, como a Sagales e a Teisa. Chegando em Figueres, tanto na estação de trens como na rodoviária existem placas indicando o caminho até o museu. A caminhada é de dez a quinze minutos.

Teatre Museu Dalí

Os que chegam pelo Aeroporto de Girona encontram ônibus direto para Figures. A viagem é de 55 minutos. Eles saem da frente do portão de desembarque e são operados pelas empresas Sarbus ou Sagales. As passagens são vendidas em um quiosque no saguão do aeroporto. Malas grandes ou pesadas podem ser deixadas no guarda volumes da estação de ônibus em Figures, mas tenha em mente que são poucos compartimentos disponíveis e que no verão a Catalunha é um destino concorrido.

Teatre Museu Dalí

Quem planeja pernoitar na cidade ou vai de carro pode otimizar seu tempo. No verão o teatro Museu abre para visitação das dez da noite até uma da manhã. O ingresso dá direito a uma taça de cava oferecida durante a projeção. Os que vão dirigindo de Barcelona com destino ao sul da França podem pegar seus brindes durante o itinerário: Visitar Girona e conhecer a Casa Museu Dali em Figures.

Teatre Museu Dalí

2 thoughts on “Um programa surreal”

  1. impressionante! da proxima vez que eu for a barcelona,nao vou deivar de ir a figures,e uma boa pedida!

  2. Oi Alice,
    O Museu é realmente sensacional. E como mencionei no post, aproveite o carreto e não deixe de fora a encantadora cidade de Girona(que fica um pouco antes de Figueres para quem parte de Barcelona).

Leave a Reply

Your email address will not be published.