Momento Gladiador: A Arena de Nîmes

Compartilhe

Arènes de Nîmes

Há algum tempo atrás alguém de lá de casa estava assistindo a um filme na televisão, quando passei apressadamente. Dei uma espiada de relance na tela e a locação me chamou a atenção. Curiosa para ver outra cena externa, acabei ficando. Sorte minha, pois o filme, “Ronin”, com Robert de Niro e Jean Reno era ótimo.

Arènes de Nîmes

O motivo da atração pelo filme foi ter visto um anfiteatro romano em uma (aparentemente) cidade francesa. Pesquisando, confirmei que parte da história se passava na cidade de Arles no sul da França. Fiquei com vontade de conhecer o lugar, mas uma visita exclusivamente por esse motivo não justificaria um desvio tão grande no roteiro. Engavetei a idéia, pensando que se um dia fosse para as bandas de Marselha, também conheceria Arles.

Arènes de Nîmes

Em uma recente viagem tive que me deslocar de Paris para Barcelona, de onde partiria o vôo de volta para casa. Estávamos sem vontade de fazer o trajeto de avião, mas a viagem de doze horas no trem noturno também não estava apetecendo. A solução seria dar um intervalo no sul da França e de lá seguir para a Espanha.

Arènes de Nîmes

Encontrei uma excelente oferta de passagens de trem de Paris para Nîmes, no sul da França, em uma viagem de apenas três horas. Através de pesquisas antigas, eu sabia que além de Arles, havia outros cinco anfiteatros romanos na França, sendo o de Nîmes o mais bem preservado do mundo. De quebra, conheceríamos a “Maison Carré” um templo romano construído na atual Nîmes durante o império de Augusto e o Museu “Carré d’Art”.

Arènes de Nîmes

Arènes de Nîmes

Visitar as Arenas de Nîmes é uma impressionante experiência. Dá para ter uma pálida idéia do poder do Império Romano através do nível de perfeição tecnológica atingido pelo projeto e construção dessa complexa edificação. É emocionante saber que estamos com os pés em um lugar que já presenciou batalhas de gladiadores e corridas de bigas.

Arènes de Nîmes

Durante a Idade Média a Arena foi utilizada como fortaleza abrigando os habitantes da cidade de ataques. Foi remodelada no século dezoito para servir de palco para touradas. Atualmente, além das touradas, também acontecem shows, feiras, convenções e eventos esportivos. Durante a segunda quinzena do mês de abril, é encenado o espetáculo “Grandes Jogos Romanos”, com um enorme elenco representando corridas de bigas e lutas de gladiadores.

Arènes de Nîmes

Arènes de Nîmes

O endereço da Arena de Nîmes é 41, Rue Fresque. Além dela, vale conhecer na cidade a “Maison Carré”, a “Tour Magne”, os Jardins de La Fontaine, o templo de Diana, o Portal de Augusto, a Catedral e o belíssimo museu de arte contemporânea “Carré d’Art”. A cidade de Nîmes é a capital do departamento de Gard. A região é rica em belezas naturais e tem boas atrações Para ter uma idéia, visite os ofícios de turismo das cidades.

Arènes de Nîmes

Leave a Reply

Your email address will not be published.