Saindo à francesa

Compartilhe

Observar as diferenças culturais é algo que inevitavelmente acontece quando conhecemos novos lugares. Quando estamos de férias, temos tempo para notar pequenos detalhes, desde os rótulos dos produtos vendidos em um supermercado até o dia a dia em um país diferente.

Mudança em Paris

Quem já ficou hospedado em um imóvel antigo na Europa, sabe a dificuldade que é subir uma longa e estreita escadaria com as malas, ou ter que descer cinco ou seis andares e subir de novo porque esqueceu a bateria da câmera lá em cima. Começa a imaginar como deve ser difícil para um morador chegar com compras pesadas e carrinhos de bebês, e pior, fazer uma mudança.

Mudança em Paris

Deixando o pensamento viajar, lembra que em algumas cidades européias muitos prédios antigos possuem no alto da fachada uma roldana. E aí começa o momento “eureka”. A lâmpada dentro da testa acende seguida de um “plim”. Mistério resolvido: A remoção ou a colocação de móveis nessas casas é feita através das janelas.

Mudança em Paris

É curioso assistir a uma mudança na França. Antes de tudo é necessário uma autorização da Prefeitura de Polícia da região, pois a saída ou a entrada dos móveis vai bloquear uma rua por algum tempo. Se uma “perturbação” é causada e a polícia não é notificada, além das despesas com a mudança, ainda rola o pagamento de multa.

Mudança em Paris

Formalidade cumprida, pode começar o espetáculo. Chega o caminhão com a mobília e a empresa de mudanças monta no local uma escada semelhante a dos bombeiros. Ela é acoplada à janela da frente do novo ou do antigo endereço. Os móveis são então colocados e amarrados em uma plataforma, que sobe por elevador.

Mudança em Paris

O serviço é muito rápido, pois fica uma parte da equipe em baixo descarregando o caminhão e despachando as peças pelo elevador e outro grupo lá em cima recepcionado e acomodando as coisas em seus respectivos lugares. Em algumas situações, é preciso remover a própria janela. Mas até isso é mais ligeiro do que aquele descarrega, manobra, sobe, deixa o armário lá em cima e desce para começar tudo de novo.

Mudança em Paris

O aparente problema é facilmente resolvido e de forma segura, tanto para os carregadores como para os móveis. Esse tipo de serviço também é prestado para necessidades em menor escala. Quem compra um sofá, por exemplo, pode contratar por pequeno período de tempo o uso e operadores de uma dessas gruas portáteis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.