Olha que coisa mais cheia de Gràcia

Compartilhe

Carrer Gran de Gràcia Carrer Gran de Gràcia

Um dos circuitos mais interessantes de quem visita Barcelona é percorrer as ruas do Bairro de Eixample para admirar as fachadas dos prédios “modernistas”, a versão espanhola da arquitetura “art-nouveau”. É uma sucessão de edifícios bonitos, bem conservados, cada um mais original que o vizinho. (veja aqui). Fica difícil escolher qual é o favorito.

Casa Rosa Cuyàs - Carrer Gran de Gràcia 6-8 Casa Rosa Cuyàs – Carrer Gran de Gràcia 6-8

Quem pensa que essa agradável dúvida se restringe ao enorme bairro de Eixample, está redondamente enganado. Infelizmente a coisa não termina por aí. Os prédios “modernistas” se espalham por toda a cidade, e preciosidades também são encontradas no menos visitado bairro de Gràcia, colado ao norte de Eixample.

Casa Ramon Servent - Carrer Gran de Gràcia, 7 Casa Ramon Servent – Carrer Gran de Gràcia, 7

Até meados do século 19 Gràcia era outro município. Seu nome se deve ao Convento de Nossa Senhora das Graças. Barcelona, que nessa época ainda ficava entre muros, passou por um plano de expansão que criou novos bairros e anexou várias cidades limítrofes com a derrubada dos muros.

Casa Cama i Escurra - Carrer Gran de Gràcia, 15 Casa Cama i Escurra – Carrer Gran de Gràcia, 15

Casa Cama i Escurra - Carrer Gran de Gràcia, 15 Casa Cama i Escurra – Carrer Gran de Gràcia, 15

O bairro de Gràcia é extremamente charmoso. Tem uma faceta eminentemente residencial, mas com uma vida noturna animada e moderna, procurada por artistas e pela turma da boemia. É um bairro politizado, saindo quase sempre lá passeatas de protestos políticos ou sociais.

Carrer Gran de Gràcia, 26 Carrer Gran de Gràcia, 26

A principal rua do bairro, a Carrer Gran de Gràcia, com seus bonitos prédios modernistas não pode ficar fora do roteiro de quem quer conhecer verdadeiramente Barcelona. Ela começa no final do famoso Passeig de Gràcia, numa área conhecida como “Els Jardinets”, ou Jardins de Salvador Espriu.

Carrer Gran de Gràcia, 51 Carrer Gran de Gràcia, 51

O percurso pode começar pelo bairro de Eixample. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal, servida pelas linhas 3,5 e 6. Escolhendo o sentido contrário, fica melhor descer na estação Lesseps, linha 3.

Casa Elisa Bremon d'Espina - Carrer Gran de Gràcia, 61 Casa Elisa Bremon d’Espina – Carrer Gran de Gràcia, 61

Para os que visitam Barcelona em agosto, ir ao bairro de Gràcia se torna obrigatório. Lá acontece uma dos mais importantes eventos da cidade, as” Festes de Gràcia”. Por uma semana, em torno do dia 15, o bairro se transforma. São desfiles de figuras gigantes do folclore catalão, exibição das famosas pirâmides humanas (os “castelers”),shows ao vivo em várias praças, muitas barracas de comidas.

Casa Salvador Andreu - Carrer Gran de Gràcia, 74/76 Casa Salvador Andreu – Carrer Gran de Gràcia, 74/76

Casa Salvador Andreu - Carrer Gran de Gràcia, 74/76 Casa Salvador Andreu – Carrer Gran de Gràcia, 74/76

O destaque fica por conta uma disputadíssima competição que escolhe a rua mais bem decorada do bairro. Um tema único é escolhido e durante vários meses do ano os moradores produzem verdadeiras obras de arte com materiais muitas vezes inusitados em trabalhos elaboradíssimos.

Casa Francesc Cama  - Carrer Gran de Gràcia, 77 Casa Francesc Cama – Carrer Gran de Gràcia, 77

Casa Francesc Cama  - Carrer Gran de Gràcia, 77 Casa Francesc Cama – Carrer Gran de Gràcia, 77

Tudo isso completamente de Gràcia, ou melhor, de graça. A edição deste ano da festa começa amanhã, dia 15 de agosto, terminado dia 21. Ainda dá tempo de pegar um avião e aproveitar.

Carrer Gran de Gràcia, 81 Carrer Gran de Gràcia, 81

Bairro de Gràcia Ensaio num sábado de junho em uma rua do bairro


Para saber mais:


http://www.festamajordegracia.cat/

http://w3.bcn.es/comerc/0,4022,429373301_472628203_1,00.html

http://www.eixgrandegracia.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.