Vamos invadir sua praia

Compartilhe

Invader

Um dos mais conhecidos e lendários jogos de vídeo game é o Space Invader. Concebido em 1978 no Japão, até hoje é um dos jogos mais populares do mundo. Fez e continua fazendo um enorme sucesso. Foi o primeiro jogo de arcade (nome genérico das máquinas de fliperama, mas que também designa um tipo de jogo) adaptado para o Atari de uso doméstico.

Invader

O jogo foi uma verdadeira febre e chegou a provocar falta de moedas no Japão, forçando o governo a aumentar em quatro vezes a quantidade da emissão habitual. Lendas urbanas dão conta que o jogo incitava a criminalidade com muitos jovens roubando para terem dinheiro para jogar.

Invader

Space Invaders foi lançado praticamente em todas as plataformas de vídeo games e gerou muitos filhotes e variações como Space Invaders – Parte II, Space Invaders Deluxe, Super Space Invaders 91, Super Space Invaders, Majestic Twelve Space Invaders, entre outros.

Invader

Space Invaders já representou o Japão em diversos eventos de divulgação da cultura do país. Já fez parte de uma exposição que mostrava a história e a influencia cultural dos vídeo games no London Science Museum, e já foi retirado de uma mostra na Alemanha em respeito ao ataque do 11 de setembro em Nova Iorque.

Invader

As referências ao jogo não perderam a atualidade. Space Invaders é uma celebridade na cultura popular. Cadernos, casacos, bolsas, mochilas, camisetas, luminárias são até hoje procurados. O tosco ícone do alienígena é utilizado em publicações e páginas da internet quando se quer referir a vídeo games. Perto do monstrinho, Super Mario “é palha”.

Invader

O turista que é basicamente um ser caminhante e fuçador, quando visita Paris inevitavelmente vai se deparar com um ou mais desses estranhos mosaicos colados nas esquinas. Da primeira vez não vai dar bola. Na segunda vai achar engraçado e na terceira vez vai começar a ficar intrigado. Alguns, mais compulsivos (como eu), vão querer sair à procura de mais exemplares.

Invader

Assim como diversas cidades do mundo, Paris está sendo invadida por alienígenas, e isso pode ser conferido em diversas esquinas. Desde 1998 um artista plástico frances, conhecido como Invader tem instalado pelas ruas de Paris seus mosaicos com diversas variações do ícone do Space Invader.

Invader

A manifestação de arte urbana fez sucesso e o artista, que não se limita a Paris, vem executando seu trabalho em várias cidades do mundo. Os locais onde os mosaicos são instalados não são escolhidos aleatoriamente, eles obedecem a uma ordem previamente planejada.

Invader

Na cidade de Montpellier na França, Invader escolheu criteriosamente os endereços das peças. Marcando em um mapa da cidade os pontos onde estão os mosaicos e ligando-os com um traço, descobre-se que o conjunto forma o desenho de um gigante alienígena Space Invader.

Invader

É um trabalho muito interessante, e a invasão não terminou. O mosaico tem muitos admiradores e em muitas cidades artistas locais perpetuam a idéia instalando novos invasores alienígenas. Veja mais:

jogue Space Invaders online:

http://www.freespaceinvaders.org/welcome.html

Localização dos mosaicos em Paris

http://parifuni.over-blog.com/categorie-10232228.html

Space Invaders memorabilia

http://www.walyou.com/blog/tag/space-invaders-design/

Leave a Reply

Your email address will not be published.