Um dia animal

Compartilhe

Desde o tempo das cavernas o ser humano utiliza as artes plásticas para deixar o registro de sua presença, feitos e vitórias. As pinturas mais antigas até agora conhecidas são as encontradas nas cavernas em Altamira, na Espanha (datam de 30000 a.C. a 12000 a.C.); e em Lascaux, na França (de 15000 a.C. a 10000 a.C.). Cheias de representações de animais como cavalos, bisões, rinocerontes as pinturas rupestres retratavam a relação que sempre existiu entre o homem e os animais.

Omni Centre, EdimburgoOmni Centre, Edimburgo


Kleine-Gartmanplantsoen, AmsterdamKleine-Gartmanplantsoen, Amsterdam


Plaza de la Puerta del Sol, MadriPlaza de la Puerta del Sol, Madri


As manifestações artísticas com imagens de animais sempre acompanharam a espécie humana em todas as sociedades e épocas. Passando pelo Egito antigo, onde os deuses tinham cabeças de animais, até os dias de hoje, o uso desses símbolos ainda não saiu de moda.

 Piazza Il Campo, SienaFonte Piazza Il Campo, Siena


Unter den Linden, BerlimUnter den Linden, Berlim


Parando um pouco para conferir a quantidade de animais em pinturas, estátuas e outras obras artísticas nos damos conta de como é grande essa convivência entre eles e o ser humano. Os animais estão presentes em nosso dia a dia, muitos prestando inestimáveis serviços.

Museu Nacional de <b>História Natural, ParisMuseu Nacional de História Natural, Paris


Praça do Império, LisboaPraça do Império, Lisboa


Todos os anos é comemorado no dia 4 de Outubro o Dia Mundial do Animal, no mesmo em que se festeja o dia de São Francisco de Assis, conhecido como protetor dos animais. A data tem como objetivo chamar atenção para as espécies em extinção, os maus tratos e exploração dos animais, assim como sua importância para a sociedade. Esse é um elo importante que não pode ser perdido.

Puppy”- Museu Guggenheim, Bilbao“Puppy”- Museu Guggenheim, Bilbao


Sultanahmet Meydan?, IstambulSultanahmet Meydani, Istambul


Palazzo Pitti, FlorençaPalazzo Pitti, Florença


Esquecendo um pouco o aspecto dos símbolos ou significados, é muito bom contemplar as estátuas, instalações, fontes, e outras manifestações de arte urbana com animais. Para a felicidade dos habitantes de uma cidade e dos visitantes, esse convênio homem-bicho continua inspirando os artistas na criação de obras que embelezam e eternizam um espaço. É um sinal que, dependendo da atenção e do respeito que tenhamos pelos animais, essa bonita parceria pode continuar existindo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.