Entradas Triunfais

Compartilhe

Admiralty ArchAdmiralty Arch, The Mall, Londres, Inglaterra


Muitas cidades europeias guardam até hoje em dia resquícios materiais, ou pelo menos referências ao poder de Roma antiga. A arquitetura foi primordial para o extraordinário “case” de sucesso que foi o Império Romano.

Arco do TriunfoArco do Triunfo, Rua Augusta, Lisboa ,Portugal

Tão logo conquistavam uma região,começavam a erguer benfeitorias, provas concretas de sua presença, conquistando novos fãs e, claro, mais soldados alimentados, entusiasmados e dispostos a lutar por Roma.

Arc de Triomf Arc de Triomf, Passeig de Lluís Companys, Barcelona, Espanha

A grandeza não era apenas em obras úteis para a manutenção do domínio como a construção de pontes, e estradas facilitando a comunicação com os recantos longínquos do império. As cidades de Roma tinham aquedutos para fornecer água,muros para proteção, templos, edifícios administrativos. Com esses signos visíveis ficava muito claro quem era o manda-chuva do pedaço.

Monument aux MortsMonument aux Morts, Square du 11 novembre, Nîmes, França


A cereja do bolo eram os Arcos de Triunfo, que eram construídos para comemorar as vitórias militares. Nada demonstrava tanto o tamanho do poder do que uma espetacular performance: A entrada de um general romano e suas fileiras em uma cidade, com direito à passagem sob o arco novinho em folha – era uma divulgação e tanto. A dobradinha arcos e sucesso nunca saiu de moda.

Puerta de AlcaláPuerta de Alcalá, Plaza de la Independencia, Madri, Espanha


Passou pela Idade Média, Renascença, Idade Moderna, Revolução Industrial, Imperialismo, e até os dias de hoje esses monumentos ainda são construídos para celebrar, não apenas feitos militares, mas para marcar para sempre um evento extraordinário acontecido em uma cidade, como uma Exposição Universal.

Arc de TriomphArc de Triomph, Promenade Peyrou, Montpellier, França


Com o passar do tempo, esses arcos acabam se tornam símbolos daquela cidade. Um turista em visita faz questão de conhecê-los. Essa história de construir arcos é uma grande idéia: Eles exercem um enorme poder de atração sobre as pessoas. Ninguém resiste (quando é possível) a passar embaixo de um arco triunfal.

Arc de Triomphe du CarrouselArc de Triomphe du Carrousel, Place du Carrousel, Paris, França


Alguns podem ficar emocionados por estar sob um símbolo histórico. Outros podem encarar a passagem com uma visão altamente filosófica de transição entre “dois mundos”, o do lado de dentro e o de fora, assim como há os que apenas procuram se abrigar da chuva ou do sol forte.

Brandenburger TorBrandenburger Tor, Pariser Platz, Berlim, Alemanha


Por tudo que um arco possa significar, não há como negar que transpor um deles produz a sensação de estar dentro, de ser aceito por aquela cidade e, a partir daquele momento, estar convidado a aproveitar as coisas bonitas que ela tem a oferecer.

Marble Arch Marble Arch, Oxford Street, Londres, Inglaterra


O momento da visita a um arco é para ser lembrado. Esse triunfo deve ser devidamente registrado com uma fotografia bem caprichada. Não tenha preguiça de dar uns passinhos para trás para conseguir enquadrar tudo o que tem direito. Depois que chegar em casa, não adianta lamentar a falta da asa do anjo ou a ponta da orelha do cavalo.

Arc de Triomphe de l’ÉtoileArc de Triomphe de l’Étoile, Place Charles de Gaulle, Paris, França


Leave a Reply

Your email address will not be published.