Paris “muderna”: A loja da Citroen em Champs Elysées

Compartilhe

Com tempo para passear e descobrir coisas novas, um turista em férias é a versão humana daquela história do cachorro que entra na Igreja: Ele entra porque a porta está aberta e se der, ainda fotografa.

C42 - Showroom da Citroën

De olho nesses humanos abelhudos, a Citroen, depois de um longo período em que alugou seu imóvel para um restaurante, voltou atrás e reabriu em 2007 seu “showroom” na Avenida Champs Elysées em Paris. E o fez em grande estilo. Promoveu um concurso internacional vencido pela arquiteta francesa Manuelle Gautrand.

C42 - Showroom da Citroën

Paris é o maior destino turístico do mundo e a Avenue des Champs Elysées, sempre cheia de turistas dia e noite, a rua mais visitada da cidade. A divulgação de uma marca em um endereço como esses não é bolinho. O “showroom” da Citroen é uma surpreendente obra de arte a começar por sua fachada tridimensional em vidro se destacando no meio dos tradicionais prédios parisienses do século dezoito.

C42 - Showroom da Citroën

Ao entrar na loja a impressão é que se ingressou em uma nave espacial. Imaculadamente branca e com detalhes em vermelho. O que chama mais a atenção é uma coluna giratória no centro ocupando todos os andares que parece uma árvore com plataformas flutuantes e espelhadas, cada uma com um modelo de carro.

C42 - Showroom da Citroën

No segundo piso fica o acesso ao futurístico elevador que conduz até o último andar. A vista de lá é bacana: dá para ver a Torre Eiffel e a Place de La Concorde.

C42 - Showroom da Citroën

Daí começa a descida para apreciar os diversos modelos dos automóveis, organizados cronologicamente e equilibrados nas plataformas flutuantes.

C42 - Showroom da Citroën

As exposições são mudadas a cada estação, quando acontece algum evento esportivo com a participação da Citroen, ou quando há o lançamento de um novo modelo. A loja também conta com recursos multimídia contando a história da Citroen, e uma seção que vende souvenires.

C42 - Showroom da Citroën

No subsolo, todo em vermelho fica a exposição de carros de rali, projeção de filmes institucionais e um simulador, com imagens captadas por uma câmera dentro da cabine do automóvel em plena corrida.

C42 - Showroom da Citroën

Na véspera da visita, eu estava tirando onda de adulta-metida-a-culta em uma exposição no Centre Pompidou, quando vi a maquete dessa loja. Não pude resistir. No dia seguinte me juntei aos zilhões de turistas que percorrem a Avenue des Champs Elysées e levei meu lado criança-curiosa até o número 42 para conhecer ao vivo o “showroom” da Citroen.

C42 - Showroom da Citroën

Para uma pessoa que visita Paris, não chega a ser um penoso sacrifício caminhar pela mais famosa avenida do mundo. Uma vez lá, vale a pena entrar e conhecer a loja:Diversão garantida para crianças de todas as idades. A má notícia é que não é possível comprar um Citroen na Champs-Elysées. A loja apenas divulga a marca. Contente-se em comprar um “souvenir” e curtir o espaço.

Feliz dia das Crianças para todos nós!

4 thoughts on “Paris “muderna”: A loja da Citroen em Champs Elysées”

  1. Concordo com você. Recebi a dica sobre a loja da Citroën do Brasil e fui visitar. Valeu mesmo. Algo inusitado, com você bem disse. Uma construção moderna e futurista em plena Avenue des Champs-Élysées, ao lado de edificações seculares. Prima pelo excelente atendimento das recepcionistas e dos seguranças.
    A proposta da arquiteta Manuelle Gautrand nos leva a um passeio antes inimaginário pelos 90 anos de tecnologia automobilística da Citroën.
    Recomendo a visita para quem estiver caminhando por lá ou algum dia visitar a Cidade Luz!

  2. Oi Nicolau,
    Embora não seja propriamente uma pessoa consumista, gosto de espiar a decoração e as soluções arquitetônicas de lojas ou show-rooms. Como o comércio precisa atrair a atenção dos potenciais fregueses, tudo é permitido, qualquer ousadia é válida. Sempre aparece alguma coisa nova e de impacto. E o melhor, é que o fator novidade precisa ser mantido, o que significa trocar tudo de novo, para estar sempre surpreendendo.
    Se você tiver oportunidade, aproveite para ver a nova loja da Hermès na Rue de Sèvres. Anteriormente ocupado pela piscina do Hotel Lutetia, o projeto respeitou e manteve os elementos art déco originais acrescentando detalhes originalíssimos em madeira.
    Olha que desculpa boa para voltar à cidade… (Eu sempre consigo reunir algumas -tarefa nada difícil- para justificar uma nova visita)

  3. Achei um encanto,pena que passei de carro, mas bem devagar deu para ver a maravilha.

  4. Marluce,

    Realmente é muito bonita. Se tiver oportunidade de voltar, visite, pois vale inclusive olhar pela janela a Avenue des Champs Elysées.

Leave a Reply

Your email address will not be published.