Navegando entre dois continentes pelo Estreito de Bósforo

Compartilhe

Estreito de Bosforo

Istambul é uma cidade turca muito especial. Metade de seus habitantes mora na Europa, a outra na Ásia. Cortada pelo Estreito de Bosforo, não é incomum pessoas morarem em um continente e trabalharem em outro. Por conta disso os deslocamentos marítimos são corriqueiros.

Estreito de Bosforo

Os transportes públicos oferecem uma grande quantidade de rotas por mar, dando ao visitante excelentes oportunidades de admirar a cidade de um bonito ponto de vista. Com saídas freqüentes de diversos píeres e é possível atravessar rapidamente de um continente para o outro, só para tirar onda e refrescar as idéias “al mare”.

Estreito de Bosforo

Um passeio muito procurado por turistas é o “Cruzeiro pelo Bosforo”. Partindo normalmente do píer de Eminonu, segue até o final do Estreito, onde ele se alarga para encontrar o Mar Negro. Existem inúmeras excursões que promovem passeios pelo Estreito de Bósforo. A oferta é grande: Desde barcas de luxo a barquinhos a remo, com duração e roteiros variados.

Estreito de Bosforo

Mas nada se compara a alternativa oferecida pela empresa municipal, a IDO. As barcas fazem um serviço regular, ziguezagueando pelo Estreito de Bosforo, parando em diversos píeres até o último porto, Anadolu Kavagi, uma colônia de pescadores junto às ruínas de uma antiga fortaleza no lado da Ásia, com direito a uma impressionante vista do Mar Negro.

Estreito de Bosforo

O passeio é extremamente agradável, relaxante e barato, oferecendo a oportunidade de conviver com os habitantes da cidade em seus deslocamentos rotineiros e peculiaridades locais, como experimentar sem sair do lugar, o delicioso iogurte fresquinho que é oferecido por vendedores que embarcam no píer de Kanlica.

Estreito de Bosforo

A barca sai do terminal 3 no pier de Eminonu, próximo a ponte Galata. As passagens são vendidas na bilheteria ao lado, onde está escrito “Bogaz Iskelesi” (veja na quarta foto, tirada já dentro do barco). Se o dia escolhido for durante alta temporada ou num fim de semana, é bom chegar e embarcar uns trinta ou vinte minutos antes da partida, para garantir uma vaga na janela.

Estreito de Bosforo

O passeio completo dura cerca de seis horas. Na baixa temporada, há uma saída diária de Eminonu às 10:35h e retornando às 16:30h. No verão a ultima partida é às 13:30h, com retorno às 18:30h.

Estreito de Bosforo

A viagem até Anadolu Kavagi, incluindo as rápidas paradas intermediárias, leva quase uma hora e meia. É possível reembarcar e voltar no mesmo barco, mas fica mais divertido descer e aproveitar o intervalo de três horas até a próxima partida explorando o local.

Anadolu Kavagi

Comece subindo a íngreme colina até o topo onde ficam as ruínas da antiga fortaleza bizantina. É um pequeno sacrifício (caminhada de cerca de 20 minutos), plenamente recompensado com a arrebatadora vista do Estreito de Bosforo ao sul e o Mar Negro ao norte. Se as pernas estiverem cansadas, é possível pegar um taxi do povoado até a área da fortaleza.

Anadolu Kavagi

Um pouco abaixo da fortaleza existem alguns cafés com preços bem mais elevados que os no vilarejo abaixo (que por sua vez não são baratos), mas considerando a fantástica vista, pode valer a pena uma parada para um café ou refrigerante com direito a paisagem.

Estreito de Bosforo

Na volta aproveite para dar uma circulada pelo vilarejo. Por ali algumas lojinhas vendendo imãs, cartões postais, chapéus, além de banheiros com preços … turísticos, e almoçar em um dos inúmeros restaurantes que oferecem pratos a base de peixes e frutos do mar, especialidade da região.

Estreito de Bosforo

Confesso que nutro uma profunda implicância por restaurantes em áreas turísticas com os “pega-turistas” na porta aliciando os potenciais fregueses, chacoalhando menus e fazendo mesuras. Como eu havia lido diversos comentários elogiando a qualidade dos peixes que ali eram servidos, decidimos almoçar na beira do cais. Chegamos uma hora antes da partida do barco para termos tempo de apreciar a refeição com tranquilidade.

Anadolu Kavagi

O peixe até que não estava mau, mas veio em uma quantidade ridiculamente pequena (e olhe que como pouco) e sem nenhum acompanhamento. O serviço, absurdamente demorado, considerando que o restaurante estava praticamente vazio, quase nos fez perder o barco. O preço foi bem caro para o que foi servido. Tentamos pagar em euros, mas desistimos considerando o câmbio praticado pelo restaurante inaceitável, torrando praticamente as reservas de liras turcas.

Anadolu Kavagi

O trajeto da volta dá a oportunidade de observar detalhes que escaparam na vinda. O passeio, apesar de longo, é imperdível. Se eu tiver a chance de um dia voltar a Istambul, certamente repetirei a dose. Dessa vez, levarei um maravilhoso piquenique para aproveitar por mais tempo as ruínas da fortaleza, a deliciosa brisa do mar e a impressionante vista do Estreito de Bosforo e o Mar Negro lá embaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.