Por baixo todo santo ajuda

Compartilhe

Um turista em viagem quer ver tudo o que tem direito e, se possível, mais ainda. Alugar um carro é uma excelente alternativa quando se quer, de maneira independente e sem hora marcada, conhecer diversas cidades. Mas quando o destino escolhido é uma cidade grande e com permanência prolongada, a melhor opção é utilizar os transportes públicos.

Sem a preocupação de encontrar hotéis com garagem, vagas em estacionamentos, enfrentar engarrafamentos ou ter que descobrir as manhas do tráfego local, largar um pouco o volante é além de libertador, barato e ainda polui menos. Circular de metrô dá uma enorme agilidade, é confiável, abrangente e pontual.

Andar de ônibus é outra pedida igualmente interessante. Tem a imbatível vantagem de se poder admirar a paisagem, mas dependendo do horário escolhido, de condições climáticas ou de uma inesperada alteração no itinerário, pode acabar atrapalhando a programação.

Atualmente, a grande maioria das pessoas viaja levando seus inseparáveis Blackberry, Palm, iPhone, ou, Smartphone. Baixar alguns mapas de metrô antes da partida pode dispensar os de papel, que com o uso acabam ensebados, amarfanhados ou rasgados nas dobras, sem falar da chuva ou da neve. Não se corre o risco de esquece-los no bolso da roupa da véspera e não precisa ficar obstruindo o caminho das pessoas estudando mapas dentro das estações.

Existem diversos programas com essa finalidade, como o oferecido pelo nanika.net. A boa e velha Wikipédia pode ajudar a encontrar o nome das empresas de transporte nas diversas cidades. A grande maioria dessas empresas oferece em seus sítios acesso interativo aos mapas e versões para baixá-los ou imprimi-los. Alguns exemplos (e seus respectivos links):

Metrô de Paris
Metrô de Paris

Metrô de Berlim
Metrô de Berlim

Metrô de Atenas
Metrô de Atenas

Metrô de Madri
Metrô de Madri

Metrô de Londres
Metrô de Londres

Metrô de Valencia
Metrô de Valencia

Metrô de Istambul
Metrô de Istambul – clique em Haritasi (mapa)


Metrô de Barcelona
Metrô de Barcelona

Metrô de Roterdam
Metrô de Roterdam

Leave a Reply

Your email address will not be published.