O Museu CosmoCaixa em Barcelona

Compartilhe

Museu CosmoCaixa

Um dos melhores museus de ciências da Europa e provavelmente o maior de Barcelona costuma ficar fora do roteiro dos turistas devido a sua localização fora do centro da cidade. Localizado na bonita região de Tibidabo (veja um post sobre esse passeio) é visita obrigatória para os que levam crianças ou para os que, mesmo adultos, ainda não perderam a curiosidade infantil.

Museu CosmoCaixa

O museu das ciências CosmoCaixa é mais uma das instituições culturais geridas pela fundação do banco espanhol La Caixa. Todos eles tem em comum um altíssimo padrão de qualidade, ocupar imóveis antigos revitalizados por fantásticas soluções arquitetônicas, ingressos com preços baixos e um profundo respeito à inteligência do público.

Museu CosmoCaixa

O Cosmo Caixa fica em uma antiga construção “modernista”,projetada por Domenech i Estapà (autor da sede da Catalana de Gas, da Acadèmia de Ciències e Palau de Justícia, entre outras) e serviu como um abrigo para cegos. O prédio foi remodelado e ganhou um anexo tão bem integrado que o visitante passa de um prédio para o outro sem perceber nenhuma alteração de ambiente.

Museu CosmoCaixa

Museu CosmoCaixa

O museu está dividido em várias áreas temáticas como o Muro Geológico, a Floresta Inundada, a Sala da Matéria, o Planetário, a Praça da Ciência, o Planetário “Burbuja”, para crianças pequenas, e a seção “Toca Toca” com atividades em que se pode mexer em tudo para melhor entender como funciona o “habitat” das plantas e animais.

Museu CosmoCaixa

O acesso aos vários andares pode ser feito por elevadores, escadas rolantes ou por uma rampa em espiral de onde se vê todos os andares, tendo no centro uma enorme árvore da floresta amazônica.

Museu CosmoCaixa

O Cosmo Caixa é inteiramente show de bola, mas a parte mais bacana é a Floresta Inundada reproduzindo fielmente o ecossistema de uma floresta tropical com seus animais, aves, peixes e vegetação. O visitante, que passa inclusive, debaixo da chuva, observa através de uma enorme vidraça o que acontece nos níveis acima e abaixo do terreno e das águas.

Museu CosmoCaixa

Museu CosmoCaixa

Por estar em uma região elevada, a vista da cidade é espetacular. O museu tem um restaurante, uma boa loja de livros e souvenires e uma área de piquenique com mesinhas e dois jardins. O Jardim Arquimedes tem brinquedos interativos de meteorologia e astronomia.

Museu CosmoCaixa

Para chegar lá, pegue o trem da FGC linha 7 que sai da Plaça de Catalunya até a estação Avenida Tibidabo. De lá uma boa caminhada subindo e admirando as mansões da Avenida Tibidabo ou se preferir, pegar o ônibus da linha 196 na parada à direita, logo no início desta avenida, junto à Plaça de Kennedy.

2 thoughts on “O Museu CosmoCaixa em Barcelona”

  1. Prezada Viajante Crônica,
    Parabéns pela matéria. A árvore central da rampa de acesso foi tirada da fazenda da minha mãe e do meu irmão no Acre. Só agora que vi as fotos.
    Obrigada,
    Carolina Murad.

  2. Carolina,
    Quando visitei o Cosmo Caixa, aprendi que aquela maravilhosa árvore era uma Acariquara vinda do Brasil. Se fiquei muito orgulhosa, imagine você. A beleza de suas formas parece coisa do mestre Gaudi.
    Que bacana saber de onde ela veio.
    Muito obrigada pela interessante informação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.