Não estou preparada para fotos

Compartilhe

Torre Eiffel, Paris
Torre Eiffel, Paris


Não conheço ninguém que tenha viajado sem ter feito ao menos uma mudança nos planos, sem ter passado por um stress seguido de correria, um endereço anotado errado ou ter dado com a cara na porta de uma atração fechada ou porque anotou o horário errado ou por que o espaço estava sendo ocupado por um evento tolo.

Duomo de SienaDuomo de Siena


É muito frustrante quando depois de muita espera finalmente conseguimos realizar a viagem de nossos sonhos e descobrimos que aquela atração que desejávamos conhecer desde criança está em obras e aquela foto especial não vai rolar.

Acrópole de AtenasAcrópole de Atenas


Contratempos fazem parte de toda viagem e na maioria das vezes, esses episódios e a maneira como foram resolvidos resultam nas melhores e mais pitorescas recordações do passeio. Por conta do elemento surpresa, saem melhores do que o planejado. Embora possam acarretar alguma despesa inesperada, sobrevivemos, e com felicidade.

Rijks Museum, AmsterdamRijks Museum, Amsterdam


Em uma visita a Europa, é virtualmente impossível não encontrar pelo caminho uma ou outra atração turística que não esteja sendo recuperada. Considerando a idade delas, não é nenhuma surpresa a necessidade de manutenção.

Santa Sofia, IstambulSanta Sofia, Istambul


Os trabalhos de restauração de bens culturais são complexos e demorados, levando às vezes anos até a conclusão. Á medida que avançam, algumas partes vão sendo liberadas para visita, satisfazendo ao menos um pouco da curiosidade. As obras de menor porte são normalmente executadas em baixa temporada. Se a sua visita estiver programada para o inverno, as chances de encontrar as portas fechadas são maiores.

Parlamento Britânico, LondresParlamento Britânico, Londres


Se é que serve de consolo, não deixa de ser uma oportunidade para conferir que aquela singular construção está sendo bem muito cuidada e, com isso, assegurada a sua existência para a alegria dos futuros visitantes.

Catedral de Tyn, PragaCatedral de Tyn, Praga


Existe também um fator de incentivo quando se topa com uma atração turística em processo de restauração. É uma belíssima desculpa para uma próxima viagem. Isso funcionou muito bem comigo: Tenho uma enorme vontade de conhecer o “Palau Guell”, uma obra de Gaudi em Barcelona que está sendo recuperado desde 2004. Todo ano volto para ver em que pé estão as coisas.

Edificio España, MadriEdificio España, Madri


Nessas idas e vindas, pude acompanhar outros processos de restauração em andamento na cidade. O da antiga torre de águas da empresa Catalana de Gas, no bairro de Barceloneta já terminou e o resultado ficou muito bonito:

Torre da Catalana de Gas, BarcelonaTorre da Catalana de Gas, Barcelona


Torre da Catalana de Gas, BarcelonaE depois de restaurada


Torre da Catalana de Gas, Barcelona

Desde o ano passado alguns ambientes do tão aguardado Palau Guell já estão abertos para o público. Meu mais recente temor é que a reforma acabe e eu não tenha mais desculpas para voltar a Barcelona. (Atualização: O Palau Guell está inteiramente restaurado e funcionando normalmente para visitações)

Sagrada Familia, Barcelona

Meus problemas acabaram: Lembrei da igreja da Sagrada Família, que nem tão cedo ficará pronta. Estou salva. Não é à toa que eu admiro esse cara… Valeu, Gaudi!

2 thoughts on “Não estou preparada para fotos”

  1. Puxa, peguei vários monumentos assim este verão na Europa. As fotos estão todas de ladinho, cortando um lado do prédio. Inevitável…

  2. Olá,
    Eu faço a mesma coisa: Tem sempre um pedacinho livre dos andaimes ou tapumes. Dar uns passos atrás e achar uma árvore para “emoldurar” encobrindo as partes mais cascudas,às vezes funciona. No inverno o bicho pega: só tem galho seco. Conheço gente que aproveitou um camelô vendendo lembranças para tapar um andaime e ainda tirar onda de ter captado “o que há de mais típico”…

Leave a Reply

Your email address will not be published.