Uma das mais famosas instituições em Istambul é o Grand Bazaar. Este milenar mercado atrai além de locais, dez entre dez turistas, em busca de jóias, tapetes, artigos em couro e uma infinidade de artigos oferecidos pelas suas quase 4000 lojas.
Comércio é uma atividade que corre nas veias do povo da Turquia. Não é para menos: o pessoal por lá realmente adora consumir. É impressionante a quantidade de pessoas fazendo compras nas ruas aos sábados. Com tanta gente, chega a assustar, se deslocar no meio daquela massa.
Além do favorito Grand Bazaar, existem ainda na parte antiga da cidade outros bazares como o Arasta Bazaar, grande opção para tapetes ou o Bazar Egipcio, especializado em temperos e alimentos.
Quem pensa que compras se restringem aos antigos bazares em Istambul, está redondamente enganado. A cidade oferece uma interminável quantidade de locais de compra. Se você chegou vestido para gastar, o lugar é esse.
A mais conhecida rua da cidade, Istiklal Caddesi não decepciona a avidez consumista dos que têm coceiras no bolso. Além das grandes grifes internacionais, lá também são encontradas interessantes griffes turcas , brechós e lojas de lembranças. Como a Turquia é um dos principais exportadores de têxteis para as grandes redes da Europa, muitas vezes é possível encontrar artigos da mesma coleção mais baratos do que nas filiais em outros países.
Para os que estão com dó de manter seus cartões de crédito abafados e confinados nas carteiras, não faltam Shopping Centers (uma lista com alguns). Nesse quesito, Istambul pega pesado. É a cidade tem o maior número de shoppings da Europa, e um dos maiores no mundo, o Cevahir Shopping Mall.
Essa imensa e linda cidade é um verdadeiro paraíso de consumo. Ao contrário da maioria das cidades européias, os shoppings em Istambul tem um horário de funcionamento bem extenso. Dá para turistar de dia e fazer compras a noite.
Em horas de grande movimento é preciso um pouco de paciência para entrar nos shoppings: Todos eles utilizam detetores de metal. Embora o procedimento seja simples, o acúmulo de potenciais fregueses pode representar alguma demora. Nada que possa tirar a disposição de um sequioso consumidor.