Duelo dos deuses em Madri

Compartilhe

Qualquer pessoa que visite a capital espanhola obrigatoriamente irá circular pela área do Retiro e Paseo del Prado. Nessa bonita região estão localizadas algumas das mais importantes atrações turísticas de Madri, como o Museu do Prado, o Museu  Thyssen-Bornemisza, a Puerta de Alcalá, o Parque del Buen Retiro, o prédio do Banco de España e o do Palacio de Comunicaciones, tido como o mais bonito da cidade. (Uma piada local conta que Trotsky em visita a Madri impressionado com sua beleza se referiu a ele como “Nuestra Señora de las Comunicaciones”).

Fuente de Cibeles

Nessa belíssima região fica também um dos símbolos mais conhecidos da cidade: A Fuente de Cibeles. Essa fonte, indispensável na coleção de figurinhas de quem visita Madri, foi construída sob o reinado de Carlos III em frente à Fuente de Netuno, no Paseo de Recoletos, próxima ao Palacio de Buenavista. Quase um século mais tarde, a fonte foi transferida para a sua atual localização, na Plaza Cibeles.

Fuente de Cibeles

Fuente de Cibeles

Essa monumental fonte se localiza no coração da cidade. A majestosa estátua da deusa Cibele em sua carruagem puxada por leões é toda em mármore branco. Cercada por belos prédios como o Banco de España e o Palacio de Comunicaciones, fica na junção da Calle Alcalá, o Paseo de Recoletos e Paseo del Prado.

Fuente de Cibeles

Fuente de Cibeles

Mas a Fuente de Cibeles não é a única fonte bonita no pedaço. Ela tem um concorrente de peso:A Fuente de Netuno.

Fuente de Netuno

A Fuente de Netuno fica na Plaza Canovas del Castillo, ao longo do Passeo del Prado. Lá também desembocam a Calle de Felipe IV, a Calle de Cervantes e a Plaza de las Cortes. Também construída no reinado de Carlos III, foi, como a Fuente de Cibeles, projetada pelo arquiteto Ventura Rodriguez.

Fuente de Netuno

O poderoso rei dos mares aparece em sua carruagem em forma de concha sendo puxado por cavalos do mar (eles têm escamas) e cercado por golfinhos. Essa fonte também mudou de lugar. Originalmente ficava em frente à Fuente de Cibeles.

Fuente de Netuno

Assim como a Fuente de Cibeles, a Fuente de Netuno está cercada de luxo e beleza. Ali estão dois exclusivos hotéis de Madri, Palace e o Ritz no Palacio de Villahermosa . Circundando a praça dois importantes museus, o Thyssen-Bornemisza e o Prado.

Fuente de Netuno

Fuente de Netuno

É páreo duro decidir qual das duas é a mais bela. O grau de simpatia pelos clubes de futebol madrilenos poderá talvez, influenciar na escolha. A Fuente de Cibeles é o local escolhido pela torcida para comemorar as vitórias do time do Real Madrid. Já os fãs do Atlético Madrid. preferem fazer suas celebrações junto à Fuente de Netuno.

Fuente de Apolo

Fuente de Apolo

Se ainda assim a dúvida persistir, piore a situação incluindo na disputa a Fuente de Apolo. Bem menor mas igualmente bonita foi também projetada na mesma época por Ventura Rodriguez. Ela fica no Paseo del Prado no caminho entre as duas outras fontes.

Fuente de Apolo

Fuente de Apolo

Independente de competições, todos ganham. O prazer de caminhar pelo Paseo del Prado e admirar essas fontes é um prêmio. Chegar lá de metrô é muito fácil. A estação mais próxima é a Banco de España, que fica na linha 2.

Leave a Reply

Your email address will not be published.