Depois não adianta chorar: Em Istambul visite a Igreja de Chora

Compartilhe

Museu Kariye

Quem viaja para a Turquia e escolhe conhecer Istambul garante a certeza de encontrar beleza e encantamento por onde passa. Essa grande cidade oferece uma imensa quantidade de atrações de excelente nível. São tantas coisas bacanas para se ver, que ao estabelecermos prioridades deixamos de fora preciosidades como a linda Igreja de Chora.

Museu Kariye

Localizada em Edirnekapi, um bairro afastado da área onde se concentram as maiores atrações de Istambul, o Kariye Muzesi, conhecido também como Igreja de São Salvador em Chora, Kariye Camii, ou Igreja de Chora é uma preciosidade quase sempre descartada dos roteiros de quem visita a cidade.

Museu Kariye

Museu Kariye

Após a tomada de Constantinopla a igreja foi transformada em mesquita, quando passou a ser chamada de Kariye. Antiga como ela só, já passou por algumas reconstruções e renovações ao longo de sua existência. Desde 1948 a igreja deixou de prestar serviços religiosos para se converter em um museu.

Museu Kariye

Museu Kariye

A Igreja de Chora é um belíssimo exemplo da arquitetura bizantina. Ela foi construída por volta do ano 400, dentro dos muros da antiga Constantinopla. Apesar de pequena teve grande importância na Era Bizantina. Não se compara com a imponente Santa Sofia, que é obviamente imperdível, mas essa igreja, por seu tamanho, oferece maior intimidade permitindo observar de perto sua belíssima coleção de afrescos e mosaicos.

Museu Kariye

Museu Kariye

Os mosaicos bizantinos e murais são incríveis. Os afrescos datam de 1320 e muitos deles, infelizmente, estão em mau estado de conservação. Os afrescos ilustram temas relacionados à ressurreição e os maravilhosos mosaicos retratam passagens da vida da Virgem Maria e da infância de Jesus Cristo.

Museu Kariye

Museu Kariye

A maneira mais simples de se chegar lá é de taxi, mas para quem como eu curte uma aventura urbana, dá para ir de ônibus. Partindo de Beyoglu, na área de Istiklal Caddesi , onde estava hospedada, desci até a avenida Kemeralti Caddesi, em Karakoy onde peguei na “ Duragi” (parada)“Kemeralti”, o ônibus da linha linha 28, Besiktas- Edirnekapi, em um bonito itinerário passando pela Ponte Galata, o píer de Eminonu e o bairro se Sultanahmet. Desci na “Edirnekapi Duragi” na Avenida Fevsi Pasa Caddesi, logo após  passar pelo Estádio à direita e a Mesquita de Mihrimah Sultan,à esquerda.

Museu Kariye Fonte: Google Maps

A caminhada da parada de ônibus até o museu passa por ruas estreitas e  é particularmente pitoresca por causa das tradicionais casas de madeira, pintadas em cores pastel. Por ali algumas lojas vendendo souvenires e pratos de cerâmica, bem como providenciais cafés. Quem está baseado na área de Sultanahmet, pode ir até o píer de Eminonu e na parada de ônibus “Eminonu IETT” à direita da Ponte Galata, (na Ragip Gumuspala Caddesi) pegar a mesma linha 28 ou o 31E, 37E, 38E e 36KE. Todas as informações de itinerários, paradas e horários podem ser vistas no sítio da IETT, empresa de transportes públicos de Istambul.

Museu Kariye

Uma vez fora do principal eixo turístico, aproveite para incluir no mesmo passeio uma visita à bonita Mesquita do Sultão Eyup e o lendário Café Pierre Loti com acesso por teleférico, (veja aqui) e uma absurda vista da cidade. A volta pode ser feita por mar. Do Pier de Eyup, no outro lado da rua,saem os barcos até Eminonu. Os horários estão aqui.

Vista do Café Pier Loti

Do Museu Chora até a Mesquita de Eyup é uma pequena corrida de taxi. Escolhendo transporte público, basta voltar à mesma parada por onde se chegou, a “Edirnekapi Duragi”, na Avenida Fevsi Pasa Caddesi,e pegar o ônibus 48A (Topkapi – Gokturk) descendo na parada (Duragi) Eyup Sultan. Não esqueça que o museu fecha às quartas feiras. Procure chegar cedo para evitar as hordas de excursões turísticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.