Villa La Roche – Um Corbusier em seu roteiro parisiense

Compartilhe

Mesmo quem não aprecia arquitetura moderna e contemporânea, já deve ter ouvido falar de Charles Edouard Jeanneret, codinome “Le Corbusier”. Uma das mais influentes figuras da arquitetura da segunda metade do século 20, esse francês nascido na Suiça, deixou um legado de notáveis obras sem meios termos: Há os que amam e os que detestam. Suas idéias, revolucionárias na época, considerando que imóveis foram feitos para serem ocupados por humanos, mudaram a arquitetura do mundo.

Villa La Roche

Quem está em Paris, não deve perder a oportunidade de visitar um de seus mais conhecidos projetos, a Villa La Roche, no décimo sexto “arrondissement”, região oeste de Paris. É um motivo a mais para se conhecer uma parte raramente procurada por turistas apesar de tão bonita e interessante.

Villa La Roche

A Fundação Le Corbusier é um pequeno museu que ocupa dois imóveis adjacentes: a Villa Jeanneret e a Villa La Roche. O lugar fica discretamente escondido por uma passagem magrinha, quase um beco em uma rua agradavelmente arborizada.

Villa La Roche

Projetada em 1923 para servir de residência para o rico Monsieur de La Roche, a casa impressiona pela leveza de sua estrutura, com seu teto plano, paredes brancas e rampa interna. Muito procurada por estudantes de arquitetura e design, é quase uma “Meca” para esses peregrinos que quase sempre vão também bater ponto em Villa Savoye na cidade de Poissy (veja aqui), outra grande criação do “seu Corbú”, catalogada como monumento nacional.

Villa La Roche

A Fundação possui boa quantidade de desenhos, estudos e projetos originais do arquiteto. Lá também estão algumas peças de mobiliário, textos, arquivos fotográficos e pinturas de autoria de Le Corbusier. Artista com múltiplos talentos, além da arquitetura e urbanismo, ele também era pintor, escritor e design de interiores.

Villa La Roche

Na Villa (ou Maison) Jeanneret existe uma biblioteca à disposição de quem se interesse por sua obra. Mas é necessário um agendamento prévio por telefone. Consulte as informações relativas aos horários, preços e acessos no sítio da Fundação Le Corbusier.

Rue Mallet-Stevens -Art Deco na Rue Mallet-Stevens, Paris

E já que se está nesse bonito bairro, aproveite para dar uma circulada e espiar as interessantes casas em estilo Art Deco, projetadas pelo arquiteto Robert Mallet-Stevens. Se a sua praia é algo mais antiguinho, não deixe de ver os  bonitos prédios Art Nouveau da Rue de La Fontaine, como o famoso Castel Béranger no número 14, de Hector Guimard, conhecido por ter projetado as famosas entradas do metrô de Paris.

Entrada de metrô Entrada de metrô de Hector Guimard

2 thoughts on “Villa La Roche – Um Corbusier em seu roteiro parisiense”

  1. Le Corbusier foi precursor da ARQUITETURA MODERNA e não contemporânea! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.