Allée des Cygnes – Uma ilha de paz em Paris

Compartilhe

Allée des Cygnes

Recentemente vi o filme “A Origem”, mais uma das interessantes tramas de Christopher Nolan. Cheio de  incríveis efeitos especiais, trilha sonora bacana com direito a Edith Piaf e… Paris. Em uma das cenas, Ariadne, a personagem vivida por Ellen Page modifica a Pont de Bir-Hakeim, antigo Viaduto de Passy. A locação que já apareceu em outros filmes, (como “O Último Tango em Paris,”, por exemplo) não é muito cotada entre os turistas, apesar de oferecer um bonito ângulo da Torre Eiffel e um quase desconhecido jardim logo ali em baixo, a Allée des Cygnes.

Pont de Bir-Hakeim

Pont de Bir-Hakeim

É um passeio rápido, bem acessível e uma oportunidade para dar uma escapulida do barulho da cidade. Para chegar lá basta pegar a linha 6 do metrô e descer na estação de Passy ou na de Bir-Hakeim, e se encaminhar para a passagem sob o viaduto. Chegando ao meio já dá para ver a bonita estátua “La France Renaissante e ELA, a Torre. Atravesse a rua com cuidado para fotografá-la de um ótimo ponto de vista. Feito isso, atravesse as duas pistas da ponte até a escada que dá acesso à Allée des Cygnes.

Torre Eiffel

A Allée des Cygnes, é uma pequena ilha artificial no Rio Sena com pouco mais de 800 metros que se estende entre as Pontes de Bir-Hakeim e a de Grenelle. Sua pista estreita e asfaltada forma um caminho arborizado e costuma ser procurada por corredores, pessoas levando seus cães para passear e idosos em suas caminhadas. É ladeada por bancos voltados para ambas as margens do rio, onde se pode descansar ou fazer um piquenique vendo os barcos passar e espiar as construções modernas em volta, como o prédio da Radio France.

Allée des Cygnes

Allée des Cygnes

Na extremidade final, depois de passar sob a Ponte de Grenelle, uma curiosa surpresa: Uma réplica exata, embora bem menor da Estátua da Liberdade. Essa estátua foi uma doação feita em 4 de julho de 1889 pelos cidadãos americanos que viviam em Paris.

Allée des Cygnes

Allée des Cygnes

Uma vez feito o passeio, é hora de voltar para a civilização. As alternativas são duas: Voltar atrás e novamente tomar o metrô da linha 6, ou subir a Ponte de Grenelle e pegar o metrô da linha 10 na estação Charles Michel que fica na praça com o mesmo nome, na margem esquerda uns 100 metros adiante.

Allée des Cygnes

Allée des Cygnes

Dependendo do seu ponto de partida, pode ser mais conveniente utilizar a linha 10 do metrô começando o passeio pela Ponte de Grenelle. Fica até mais dramático terminar com uma gradual aproximação da Torre Eiffel. Se der na telha, dá para seguir a pé para a torre e o Champs de Mars pela Promenade d’Australie, na margem esquerda do Sena. Bem no clima do filme “A Origem”, seria um passeio dentro de outro passeio.

Allée des Cygnes

Leave a Reply

Your email address will not be published.