Turista quando visita uma grande cidade sabe que a maneira mais rápida e prática e de se deslocar entre as atrações é usando o metrô. É de fácil compreensão, não muda o itinerário, porém não permite apreciar a paisagem. E isso é fatal para quem dispõe de pouco tempo. A solução é recorrer aos ônibus turísticos e fazer um “city-tour” para ao menos dar uma rápida espiada nas atrações mais importantes.
Trafalgar Square e National Gallery
Quem vai a Londres, sabe que vai encontrar grandes distâncias e grandes despesas. Para economizar ao menos no dinheiro do “tour”, uma forma pitoresca, independente e barata de percorrer a cidade é utilizando os ônibus comuns da rede de transportes urbanos.
Os ônibus vermelhos com dois andares de Londres são tão famosos quanto as cabines de telefone e o Big Ben. Dentre a enorme quantidade de linhas que serve a cidade, algumas oferecem itinerários que fazem a felicidade dos turistas, ao preço de uma tarifa normal de transporte coletivo. Quem, por exemplo, compra um passe de um dia, pode embarcar e desembarcar tantas vezes quantas queira.
A linha 15, além de passar por um bocado de atrações turísticas, oferece um charme adicional. Assim como na linha 9, ainda circulam na frota alguns veículos “retrô” percorrendo as chamadas “heritage routes“. Os lendários modelos de ônibus “Routemaster” são tão fortemente associados à imagem de Londres que mesmo depois de aposentados alguns foram mantidos em serviço. Nas lojas de lembranças, rivalizam com os chaveirinhos de cabine de telefone e do Big Ben.
Temple Bar e Royal Courts of Justice
Os ônibus da linha 15 (Conduit Steet/Blackwall Station) partem da Regent Street, bem perto da estação de metrô Oxford Circus e até a Torre de Londres percorrem diversos pontos de interesse turístico. Como são bastante frequentes, vale a pena esperar para viajar em um antigo “Routemaster”. Assim que embarcar, vá para o andar superior torcendo para que os assentos “pole-position” estejam livres e ponha a câmera a postos para, entre outros:
– A própria Regent Street com seus prédios e lojas de griffe;
– Piccadilly Circus com os famosos anúncios de néon e o chafariz com a estátua de Eros;
– Trafalgar Square com a Nelson’s Column e a National Gallery;
– Strand, avenida próxima aos melhores teatros de Londres e Covent Garden;
– Fleet Street que por muito tempo abrigou as sedes dos principais jornais de Londres;
– Royal Courts of Justice, mais adiante a Temple Bar, e ali por perto a entrada da Temple Church;
– St Paul’s Cathedral com seus tesouros e a maior cripta do mundo;
– Mansion House, a residência oficial do prefeito de Londres;
– The Monument, construído para homenagem as vítimas do Grande Incêndio de Londres;
– Tower of London, onde ficam guardadas as jóias da coroa britânica.
Uma visita a Londres não é completa sem um passeio em um típico ônibus “double-decker”. E fica melhor ainda em um dos modelos antigos. Se o seu dia de turista foi cansativo, aproveite para relaxar depois do jantar dando uma volta a bordo de um ônibus da linha 15 e confira como ficam bonitos os monumentos com a iluminação noturna.