Um é pouco, dois é bom e três é melhor ainda – Mas Belém, em Lisboa, tem mais ainda…

Compartilhe

Padrão dos DescobrimentosPadrão dos Descobrimentos


Um passeio redondinho e altamente recomendável para quem está na capital lusitana é conhecer a região de Belém. Com atrações de valor, é programa para um dia inteiro oferecendo comida, diversão e arte para “miúdos” de qualquer idade.

Torre de BelémTorre de Belém


É no bairro de Belém que ficam três dos mais importantes monumentos portugueses bem próximos um do outro. Em uma única tacada, dá para se conhecer a pé pesos pesados como a emblemática Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e um monte de outras atrações.

Mosteiro dos JerónimosMosteiro dos Jerónimos


Lisboa conta com um excelente serviço de transportes urbanos e para chegar lá é muito simples. Basta tomar o “electrico” 15E indo em direção a Algés e descer na parada Belém. O bonde 15 sai da Praça da Figueira, próximo a estação de metrô do Rossio e passa também pelo Cais do Sodré, onde fica a estação de metrô com o mesmo nome, ambas na linha verde. A viagem dura uns vinte minutos e o “electrico” costuma encher de gente.

Padrão dos Descobrimentos

Para compensar o gasto de energia despendido na viagem e abrir condignamente os trabalhos, é prudente dar uma calibrada nos níveis de glicose. Providencialmente, fica ali a “Antiga Confeitaria de Belém” onde se pode saborear os melhores pastéis de Belém do mundo. Vale a pena enfrentar uma eventual fila para provar a famosa iguaria.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

De barriga cheia, dá para começar a visita pelo Padrão dos Descobrimentos, o bonito monumento em forma de caravela, cercado pelas estátuas dos heróis dos descobrimentos portugeses.Subindo a torre por elevador se tem de um lado a vista do Rio Tejo e do outro a praça com a bonita rosa dos ventos em pedras portuguesas.

Torre de Belém

Torre de Belém

Em seguida, o cartão postal de Portugal, a preciosa Torre de Belém, uma verdadeira obra prima da arquitetura manuelina. Subindo pelas íngremes escadas se chega ao terraço,de onde se contempla um panorama mágico. É quase uma viagem no tempo. Como já dizia Camões, saímos dali com o espírito leve e a sensação de que podemos tudo, inclusive nos aventurar “por mares nunca dantes navegados”.

Torre de Belém

Mosteiro dos Jerónimos

Da Torre de Belém, siga para os jardins da Praça do Império em direção ao maravilhoso absolutamente imperdível Mosteiro dos Jeronimos.Os detalhes da construção são tão delicados que parece terem sido bordados. Lá dentro ficam os túmulos de Vasco da Gama, Luis de Camões e D. Manuel, o venturoso. O claustro é magnífico e é considerado por muitos o mais bonito de toda a Europa.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Além dessas tres atrações imperdíveis, em Belém também podem ser visitados o Museu Nacional de Arqueologia, o Centro Cultural de Belém, o Jardim Botanico Tropical, o Palácio da Ajuda, o Museu dos Coches e o Museu da Eletricidade. Cansativo, não? Não estaria na hora de mais um pastel de Belém?

Leave a Reply

Your email address will not be published.