O poder do pão – Uma abordagem catalã

Compartilhe

Quem visita a região da Catalunha já sabe de antemão que vai encontrar belíssimas paisagens e fantásticas cidades. O que pode surpreender o turista é a enorme quantidade de padarias nesta parte da Espanha. Em Barcelona, a capital catalã, não se vê uma esquina, ou pelo menos um quarteirão, sem um onipresente “Forn de Pa”.

Padaria em Barcelona

Muitas dessas padarias funcionam desde sempre nos mesmos endereços e mesmo fazendo reformas nas instalações, as características originais do imóvel são mantidas. Entrar em um “Forn de Pa” em um prédio “Art Nouveau”, lá conhecido como “Modernista”, é uma viagem no tempo e uma oportunidade de provar pães com nomes diferentes como o “Pa de Pastor” ou o “Pa de Pagès”.

Padaria em Barcelona

A Catalunha se orgulha de manter sua identidade e suas tradições estão enraizadas no cotidiano de seu povo. A confeitaria é um típico exemplo. Para cada feriado ou festa religiosa existe um pão ou um bolo específico que é servido para comemorar a passagem da data. Os padeiros e confeiteiros se esmeram na perpetuação desses costumes.

Padaria em Barcelona

Outra coisa que o visitante logo vai descobrir é a paixão que os catalães nutrem pelo “Pa amb tomaquet”, também conhecido como “Pan a la Catalana”, o pão com tomate. É impressionante como o povo de uma cidade cosmopolita como Barcelona dá tanto valor a um prato tão simples. Até a hora em que você experimenta e acha delicioso. Seduzido, entra na pilha e começa a procurar onde tem “Pa amb tomaquet” perto das atrações turísticas.

Padaria em Barcelona

“Pa amb tomaquet”, em sua versão mais básica é muito besta de se fazer. É uma fatia de pão ligeiramente tostada, onde se esfrega a metade cortada de um tomate maduro. É bom começar pelas bordas, para a casquinha do pão liberar a polpa do tomate e chegar ao meio sem amassar o miolo. Depois é jogar um azeite e um pouco de sal. Só isso. Simples como toda idéia brilhante.

Padaria em Barcelona

As discussões dos catalães sobre o “Pa amb tomaquet” renderiam verdadeiros tratados sociológicos e gastronômicos. Muitos se debate sobre se o pão utilizado deve ser fresco, da véspera ou mais antigo. Há os que preferem o pão tostado. Alguns acham fundamental um pouco de alho picado, ou uma fatia de presunto Serrano. Outros acham melhor com uma “botifarra” a linguiça local, ou talvez um queijo de cabra, ou anchovas, atum – e por aí vai.

Padaria em Barcelona

Ainda não se chegou a um consenso com relação a quem deve fazer o “Pa amb tomaquet”: Se deve ser servido previamente preparado pelo bar ou restaurante, ou se os ingredientes devem ser levados à mesa para que o freguês possa fazê-lo conforme sua predileção pessoal. O assunto é controvertido e parece não ter fim. Todos concordam, no entanto, com a importância dessa especialidade culinária, o que talvez explique a existência de tantas padarias na Catalunha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.