Entrando com o pé direito em Istambul – o Havas Bus

Compartilhe

Istambul

Conhecer Istambul era um desejo de longa data. Inseri-la em um roteiro europeu sempre se mostrava um desafio infrutífero. Por ficar um pouco longe, não dava para chegar lá em um prosaico (e barato) vôo de uma ou duas horas. Todas as alternativas se mostravam inadequadas: Desde ter que fazer uma das conexões em um lugar que não estava no programa, ou passagens só vendidas na modalidade ida e volta, duplicando a despesa e queimando tempo, ou horários malucos com chegadas ou partidas no meio da madrugada, ou simplesmente vôos caros, um conceito que me provoca alergia.

Istambul

A oportunidade finalmente apareceu. Nessa viagem estava nos planos passar uns dias em Atenas, que fica a apenas uma hora de vôo de Istambul. Faltava encontrar, e logo consegui, um vôo barato e num horário humano para Amsterdam, de onde voltaria para casa.

Istambul

Compradas as passagens aéreas surgiu um pequeno problema. A chegada em Istambul seria pelo Aeroporto de Ataturk e a saída pelo Aeroporto Sabiha Gokçen. Lendo algumas resenhas que desabonavam os motoristas de taxi da cidade e insegura por não falar turco, considerei agendar previamente pela Internet um serviço de “transfer”. Visitei os sítios de algumas empresas e nenhuma delas oferecia uma alternativa de ida e volta envolvendo dois aeroportos diferentes. Comprar em separado ficaria bem caro e, como já mencionei não gosto desta palavra.

Istambul

Pesquisa vai pesquisa vem, acabei encontrando o Havas Bus, um serviço de ônibus que liga a Praça de Taksim, no centro de Istambul, aos dois aeroportos e que funciona das quatro da madrugada até meia noite, ou seja, atendendo inclusive àqueles vôos em horários esdrúxulos que eu tanto fugia. Foi bom eu não ter sabido antes. Certamente teria obrigado meus acompanhantes a encarar o sacrifício.

Istambul

Ambos os trajetos são interessantes (a cidade ajuda), mas o da chegada foi particularmente bonito. Quem entra pelo Aeroporto de Ataturk tem a oportunidade de pelo caminho passar por baixo do aqueduto de Valens, que supria de água a Constantinopla medieval e ver os minaretes da Mesquita Azul além da Basilica de Santa Sofia.

Istambul

Na visita que fizemos a Istambul, preferimos imitar a escritora Agatha Christie nos hospedando na região de Beyoglu, próximo a movimentada rua Istiklal Caddesi. O ônibus que nos trouxe do aeroporto fazia uma parada em Tepebasi, pertinho do hotel. O motorista gentilmente desceu e nos ajudou a tirar as malas do bagageiro. Assim que o ônibus partiu, deu para ver mais adiante os reflexos do sol sobre as águas do Estreito de Bósforo.

Istambul

O Havas Bus é meu herói. O transporte é eficiente, pontual, barato, e confiável. O ponto de chegada/saída em Istambul, fica na Praça Taksim e não poderia ser mais bem conectado – todas as regiões de Istambul são ligadas a ela por transportes públicos. Não há quem não a conheça na cidade. Na hora de ir embora, carregado com malas, não será preciso se desgastar explicando ao motorista do taxi como chegar lá. É por favor (“lutfen”), Praça Taksim (“Taksim Meydani”) , Havas Bus, e obrigado (“tesekkur ederim”).

Istambul

O serviço de ônibus não se restringe apenas a Istambul. Quem voa para outras cidades na Turquia pode também contar com o Havas Bus. A verba para o “shuttle” ou para o taxi pode ser agradavelmente desviada para os fantásticos doces turcos, sem perder o conforto.

8 thoughts on “Entrando com o pé direito em Istambul – o Havas Bus”

  1. Gostaria de ver preço de transposte do aeroporto de Istambul, chegada 28/09 as 00:45 hs, para o Guraba Huseyinaga Mah.,Sekerci Sk. No:20 – para 01 pessoa.

  2. Olá Rodrigo,
    Estive dando uma olhada no sítio do Havas Bus ( o link é informado aí em cima) e percebi que o último ônibus sai de ambos os aeroportos à 01:00 da manhã. Considerando que é preciso passar pelo controle de passaportes e ainda pegar as malas, acredito que o tempo não será suficiente para utilizar este meio de transporte. Foi por este motivo, que eu, uma turista que gosta de economizar, escolhi vôos em horários mais amistosos.

    Sugiro que você faça uma cotação com empresas de “shuttle” ou se informe sobre os preços praticados por empresas de taxi confiáveis da cidade, certamente com sítios na Internet.

    Aproveite Istambul!

  3. Sairei de Londres no dia 12/12/12 com destino a Istambul (Ataturk)… gostaria de saber a media de preço das passages aereas, se compro direto do Brasil ou se deixo pra comprar quando estiver em Londres.

  4. Oi Nathalia,

    Tenho por hábito comprar passagens antes de viajar, ainda no Brasil. Com base nas datas dos vôos reservo os hotéis. A época de sua viagem, próxima ao Natal é considerada alta temporada – talvez seja prudente comprar o quanto antes.
    Quanto à média de preços,consulto nos sitios das próprias empresas voadoras e em buscadores tipo Skyscanner, Wegolo ou Matrix-Ita.

    Faça uma excelente viagem

  5. Obrigada pelas dicas Monica. Outra coisa, tenho 25 anos e irei sozinha para Istambul. Lá é tranquilo ou você acha meio arriscado? E o tempo nessa epoca? É muito frio? Desde já agradeço.

  6. Nathalia,

    Procure usar o senso comum tomando os cuidados habituais quando se viaja só a qualquer lugar. Recomendo que você pesquise no sítio do Virtual Tourist as advertências na aba “Warnings of dangers” em Istambul.

    Istambul é um lugar frio no inverno. Quando estiver chegando a época da viagem, consulte o http://www.accuweather.com/ para a previsão do tempo e das temperaturas.

    Para saber algumas manhas sobre como andar de taxi em Istambul, achei alguns links abordando o assunto. Embora veja um pouco de exagero, não custa nada se prevenir:

    http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Transport/IstanbulTaxi.html

    http://www.lonelyplanet.com/thorntree/thread.jspa?threadID=1921359

    http://www.istanbulextralarge.com/taxi-tips.html

    http://www.virtualtourist.com/travel/Middle_East/Turkey/Istanbul_Ili/Istanbul-1837624/Warnings_or_Dangers-Istanbul-taxis-BR-1.html

  7. Muito obrigada Monica… e desculpe o incomodo. Cada hora vou lembrando de algo, tem alguma cidade que é mais barato com destino à Istambul… tipo Londres, Paris, Lisboa, Roma..?

  8. Nathalia,

    Por acaso você espiou os vôos da Pegasus, da Easyjet e da Germanwings? Não costumam ser caros. O problema é que a maioria delas opera no Aeroporto de Sabiha Gokcen, um pouco mais longe que o Ataturk.

Leave a Reply

Your email address will not be published.