O Mercat Santa Caterina em Barcelona

Compartilhe

Mercat Santa Caterina

Uma das atividades mais agradáveis quando se viaja é a possibilidade de experimentar pratos de diferentes culturas. Tão interessante quanto museus e monumentos, as lembranças gastronômicas ficam tão fortemente gravadas em nossa memória afetiva, que quando se aproxima a época das férias, antes de pensar nas atrações turísticas, a gente já imagina as delícias que vai comer durante o passeio.

Mercat Santa Caterina

Os hábitos alimentares de um lugar expressam de uma maneira muito clara sua cultura. Quem visita Barcelona, fica impressionado com a quantidade de “Mercats” espalhados pela cidade. Apesar da modernidade e praticidade dos supermercados, o hábito de comprar alimentos frescos nos mercados está presente no dia a dia dos habitantes da cidade. Os “Mercats” são limpos, refrigerados e muitíssimo procurados. Alguns deles, como o “Boqueria”, se transformaram em verdadeiras atrações turísticas.

Mercat Santa Caterina

Quem deseja uma genuína experiência em um “Mercat” em Barcelona, não deve se restringir a visitar apenas o mais famoso, e mais careiro, o “Boqueria”. Dentre muitos mercados em Barcelona, destaca-se o especial Mercat de Santa Caterina, no bairro de Sant Pere, junto ao Barri Gòtic e próximo a atrações como o Museu Picasso e a Catedral.

Mercat Santa Caterina

O Mercat estava bastante deteriorado e entrando em decadência, até ser completamente renovado em 2005. Com direito a um brilhante projeto dos arquitetos Enric Miralles (o mesmo do Parlamento Escocês – veja o post) e Benedetta Tagliabue ostenta um fabuloso telhado ondulado revestido de cerâmica  com padrões que lembram uma colméia, com as mesmas  cores das frutas,  legumes  e flores que ali são vendidos.

Mercat Santa Caterina

Mercat Santa Caterina

A estrutura do mercado é toda em madeira clara, com balaustradas, portas e janelas que lembram os caixotes de frutas e legumes que ali são vendidos. O trabalho de restauração manteve a configuração original do século 19. Durante as obras, foram descobertas as fundações de um convento medieval e as ruínas de uma necrópole romana. Por conta disso, a reforma foi paralisada para a reformulação do projeto.

Mercat Santa Caterina

Mercat Santa Caterina

O governo catalão decidiu que esses achados arqueológicos mereciam ser expostos e surgiu a idéia do Espai Santa Catarina. Deste pequeno “museu” que fica na parte de trás do mercado, é possível ver as ruínas de um cemitério romano e os restos do claustro do Convento Santa Catarina do século 15, além de painéis explicando as transformações que aconteceram naquele local antes da construção do antigo mercado.

Mercat Santa Caterina

Mercat Santa Caterina

Por dentro é um paraíso para quem quer tirar onda de culto fazendo ensaios fotográficos metidos com  temas como  povo e/ou  natureza morta. Para quem quer apenas curtir  ou fazer umas comprinhas, vai encontrar nas bancas imaculadamente limpas artigos dos produtores da região como frutas, legumes, verduras, flores, peixes, carnes, embutidos e conservas, além de um supermercado um bar de tapas e um restaurante.

Mercat Santa Caterina

Mercat Santa Caterina

Entrando no mercado, o inebriante aroma de comida que vem do bar de tapas e do restaurante “Cuines de Santa Catarina” abre o apetite de qualquer santo. Os dois lugares são muito concorridos e apesar de ter ido ao Mercat algumas vezes, nunca consegui encontrar uma vaga para experimentar aqueles cheiros. Santa Caterina que me aguarde…

Mercat Santa Caterina

4 thoughts on “O Mercat Santa Caterina em Barcelona”

  1. Positivamente, não conheci Barcelona, apesar de ter me apaixonado perdidamente por ela.
    Não há como ir sem você novamente.
    Quando?????

  2. Oi Aline,
    Seria bem bom viajar de novo com pessoas que gostam de tomar um cafezinho na madrugada. Vamboralá, ném!

  3. Obrigada deh.
    Gosto muito de visitar mercados de alimentos. Estou pensando em fazer um post sobre os outros “mercats” de Barcelona -também bastante interessantes. Só falta ficar pronta a restauração do mercado de Sant Antoni para fazer uma foto bem bacana e incluí-la.
    Mas isso não passa de mais uma das minhas desculpas esfarrapadas para retornar a esta cidade.
    Volte sempre

Leave a Reply

Your email address will not be published.