Em Buenos Aires, ser cool é passear em San Telmo

Compartilhe

Já tive o prazer de ter a Ciça do Discurso Acido como companhia de viagem. Boa andadora e, cada vez melhor, fotógrafa, encarou com valentia banho frio no hotel em Londres em uma noite que faltou luz. Mesmo vivendo na Inglaterra, é apaixonada pela capital portenha e gentilmente ofereceu uma participação especial, mandando uma de suas declarações de amor a Buenos Aires – Um luxo de presente, com fotos da autora, que compartilho. Seja muito bem vinda.

San Telmo

Toda cidade tem seus points conhecidos por serem antros das pessoas mais cool, mais antenadas. Em Buenos Aires, esse lugar é San Telmo.

San Telmo

Com ruas estreitas, este bairro da capital Argentina atrai muitos turistas devido, principalmente, aos preços baixos para acomodações. É ali que fica a maior parte dos hostels, repúblicas e albergues e, consequentemente, o lugar onde a maioria dos jovens acaba se hospedando.

San Telmo

O bairro também é muito bem servido de restaurantes e bares onde se podem encontrar as famosas empanadas e os suculentos bifes de chorizo. Mas como nem tudo são flores, os preços dos restaurantes em San Telmo ou em qualquer outro lugar de Buenos Aires não são tão convidativos assim.

San Telmo

Outra coisa bacana que tem pelas ruas do bairro são as placas pintadas na parede no estilo Art Nouveau, lá conhecido como Fileteado Porteño. Uma mais linda que a outra, vale a pena perder um pouco de tempo “caçando” essas preciosidades.

San Telmo

Pelas ruas do bairro é fácil encontrar galerias e passagens lotadas de lojinhas de lembranças, brechós e lojas de antiguidades.

San Telmo

É bom prestar atenção nas construções em si onde essas galerias se instalam, pois você pode se deparar com lugares lindíssimos, com pisos trabalhados, colunas decoradas e etc. Algumas dessas passagens podem ter até mais de 100 anos!

San Telmo

Aos domingos, mesmo se você não se hospedar em San Telmo, a passagem pelo bairro é obrigatória, pois é neste dia que rola a famosa feirinha de San Telmo. O bairro fica completamente lotado de turistas de todos os lugares do mundo de modo que em algumas ruas fica até difícil de andar.

San Telmo

Bandas ficam pelas esquinas tentando atrair a atenção dos transeuntes, casais dançando tango e muitas, mas muitas barraquinhas com todo tipo de coisa que se possa imaginar pra vender. Principalmente artesanato.

San Telmo

O movimento operário também se faz presente na feira com uma série de barracas com produtos e informativos. A feira é enorme, vai de uma ponta à outra do bairro e se estiver calor é uma andada bem cansativa, mas vale muito a pena.

San Telmo

Para fechar a visita ao bairro mais cool de Buenos Aires, nada melhor do que fazer uma visita à La Mafaldita. Inaugurada em 30/08/2009, a estátua da personagem de Quino – um dos orgulhos nacionais daquele país. Ela fica sentadinha num banco bem na esquina entre a Calle Chile e a Calle Defensa, no coração de San Telmo. Mas é preciso ter paciência, principalmente no domingo, pois costuma formar fila de pessoas querendo tirar foto com a bonequinha.

San Telmo

Se você estiver em Buenos Aires ou planejando ir pra lá, não perca tempo e inclua esse passeio nos seus planos. É imperdível!

2 thoughts on “Em Buenos Aires, ser cool é passear em San Telmo”

  1. Olá Mônica, tudo bem? Mais um post fantástico no seu site, lembra-se de mim, conversamos muito no post sobre paris, rsrs… Então, fizemos um vídeo super legal, tipo programas de viagem no you tube, sobre Buenos Aires, da uma olhadinha lá, chama-se “Buenos Aires em: Viagem com q de Cineasta!” =)

    https://www.youtube.com/watch?v=8FLxHRdSVyE

    Bjos

  2. Noossa, Silvia,

    A abordagem é deliciosamente poética,carinhosa e nostálgica, exatamente como BA. Citar o maravilhoso filme “Medianeiras” tem tudo a ver com o espírito portenho. O texto é cuidadoso e com o pé no chão.

    Bravo!

    Estão de parabéns…

    Estou esperado os vídeos da Italia, e, quem sabe, de Paris.

Leave a Reply

Your email address will not be published.