Só dá gato em Istambul – Como cães e gatos (Parte II)

Compartilhe

Não são incomuns as rivalidades entre duas cidades ou entre dois países. Exemplos como São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil e Argentina, França e Inglaterra existem aos montes e sempre acabam se evidenciando em disputas esportivas (ainda bem) ou servindo de manancial para a criação de piadas.

Istambul, Turquia

Uma notória rivalidade é a entre a Grécia e a Turquia. Tendo enfrentado no passado por períodos conturbados e guerras, e a coisa ficou feia na época da independência da Republica do Chipre. Nicósia, a capital, ainda é dividida em duas comunidades o setor grego ao sul e o setor turco ao norte.

Istambul, Turquia

Hoje em dia, apesar de a Turquia ainda não reconhecer o país, a situação tem melhorado. Recentemente o governo acenou favoravelmente à abertura dos portos aos navios cipriotas-gregos. Quem sabe em breve essas divergências serão águas passadas pelo Mar Egeu?

Istambul, Turquia

Enquanto os humanos brigam, parece que os animais já resolveram suas diferenças. Tendo visitado em sequência os dois países, ainda impressionada com a grande quantidade de cães em Atenas, inconscientemente ainda os procurava em Istambul. Porém, o que chamava a atenção era a maciça presença de gatos.

Istambul, Turquia

Lembrando da clássica rivalidade entre cães e gatos, fantasiei: Já que a incompatibilidade é um fato, os animais inteligentemente decidiram fazer, de maneira informal e sem radicalismos, uma divisão territorial.

Istambul, Turquia

Nada impede que gatos possam viver na Grécia, nem cães na Turquia. Mirem-se no exemplo daqueles cachorros de Atenas… e nos gatos de Istambul.
Finalizando, uma exceção para confirmar a regra na Fortaleza de Rumeli, em Istambul:

Istambul, Turquia

Leave a Reply

Your email address will not be published.