“La Défense” – Um outro ponto de vista de Paris

Compartilhe

Depois de explorar e se encantar com as ruas, monumentos, museus, parques, e cafés de Paris, é hora de descobrir sua porção moderna e menos conhecida por visitantes. Muito simples de se chegar, “La Défense” está a 20 minutos do centro em uma prosaica viagem de metrô da linha 1 até a última estação.

Place Carpeaux

Embora alguns turistas torçam o nariz e insistam em não querer ver nada diferente da tradicional arquitetura parisiense, visitar esse moderno distrito pode surpreender positivamente. De certa forma, é um alívio para corações aflitos que temem encontrar os característicos prédios ao lado de contemporâneos, causada por uma natural necessidade de crescimento.

Place Carpeaux

Église Notre-Dame de Pentecôte

Como qualquer cidade viva, Paris está sempre se expandindo. Ao invés de demolir ou acrescentar andares aos prédios históricos, mexendo em uma imagem tão fortemente enraizada, optou por resolver dois problemas, promovendo também a revitalização da região de Puteaux, que no fim dos anos 1950 estava bastante degradada.

Place Carpeaux

O incentivo para a renovação desencadeou o surgimento de prédios de arquitetura contemporânea e, hoje em dia, La Défense é o maior distrito de negócios da Europa. Com sua grandiosa área é uma visão de impacto. Observando seus altíssimos e ultra modernos edifícios é difícil acreditar que ainda se esteja em Paris. Na verdade, parece outro planeta.

Place Carpeaux

Dominando a esplanada ,“La Grande Arche”, é o marco mais representativo de La Défense. Projetado pelo arquiteto dinamarquês Johan Otto von Spreckelsen, foi inaugurada em 14 de julho de 1989, dia em que se comemorava a Queda da Bastilha, e no ano do bicentenário da Revolução Francesa.

Grande Arche de la Fraternité

Com a forma de um imenso cubo em mármore branco,vazado no centro, este arco de triunfo moderno foi construido em perfeito alinhamento com a pirâmide do Louvre, a Avenue des Champs-Elysées e o Arco do Triunfo. Subindo as escadas que levam ao pátio onde está sua base, dá para conferir. À noite, com a iluminação dos monumentos fica mais bonito ainda.

Grande Arche de la Fraternité

Grande Arche de la Fraternité

As laterais do arco são prédios de escritórios, e é possível chegar ao topo, o “Toit de l’Arche”, subindo pelos elevadores panorâmicos. De lá se tem uma vista espetacular daquela Paris eternizada pelos romances e filmes. Olhando para o outro lado, a Paris moderna e dinâmica, reafirmando sua vocação de vanguarda no mundo, sem precisar entrar em conflito nem tirar um só tijolo da “Cidade Luz”.

Parvis de la Défense

Além de bonita e interessante, La Défense oferece boas alternativas de restaurantes, cinemas e lojas. Diferente da prática habitual do comércio em Paris, os “shoppings” Les Quatre Temps e o CNIT abrem aos domingos, uma tremenda comodidade para quem tem pouco tempo na cidade e precisa fazer compras.

Parvis de la Défense

Sendo uma área eminentemente empresarial, tem boas opções de serviços e uma estrutura hoteleira moderna, basicamente voltada para executivos. Ultimamente com preços competitivos, e com a fácil conexão por metrô ao centro de Paris, vem cada vez mais conquistando turistas.

Parvis de la Défense

Quem não conhece La Défense costuma dizer que Paris soube envelhecer com elegância. Quem já visitou o distrito, vai além: Pode afirmar que a cidade tem o segredo da eterna juventude.

4 thoughts on ““La Défense” – Um outro ponto de vista de Paris”

  1. Olá, sou estudante de arquitetura e admirei seu texto, estou fazendo um trabalho justamente sobre o La Défense, e gostaria de saber se você sabe um pouco mais sobre essa história, e se tiver algo, por gentileza poder me enviar.

    Aguardo sua resposta e fico muito agradecida.

  2. Oi Gabriela,
    Que bom que você gostou do post. Embora não seja minha área profissional,nutro pela arquitetura uma imensa paixão. Já quebrei muito a cabeça criando desvios e procurando maneiras de chegar a lugares fora do circuito turístico nem sempre muito acessíveis. Conhecer a Villa Savoye de Corbusier na cidade de Poissy e o Chateau de Versailles a apenas 18 quilômetros de distãncia sem voltar a Paris, foi, na época, uma tarefa bem trabalhosa (fiz até um post sobre o assunto).

    Com relação a La Défense,e sua interessante história,consegui muita coisa legal na Internet procurando pelo nome de Johan Otto von Spreckelsen,autor do projeto. Tenho por hábito pesquisar bastante antes de viajar, para melhor saborear a hora do “tête à tête”. As minhas fontes de infomação são forums de discusão de arquitetura, sítios dos grandes nomes da arquitetura, sítios das prefeituras das cidades e principalmente livros.

    Faça um excelente trabalho e volte sempre.

  3. Olá , gostei muito de visitar seu site, estou tendo referencia considerável para composição de um trabalho na faculdade, e gostaria de saber sobre suas fontes de pesquisa, e se disponibiliza imagens sobre a construção de la defense e o antes e depois, é de extrema importancia,conto com sua ajuda, obg .

  4. Oi, Jose Maria,

    Obrigada pelo comentário incentivador.

    Para escrever este post especificamente, encontrei muita coisa buscando pelo nome do autor do projeto,Johan Otto von Spreckelsen. A prefeitura de Paris também disponibiliza bom material de pesquisa. Além desses, consultei também os arquivos do Pavillon de l’Arsénal.

    Com relação às imagens antigas de La Défense, indico a fototeca do Pavillon de l’Arsénal com alguma coisa disponível online. Quanto às minhas fotos, peço que a fonte seja mencionada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.