Dando um tempo no Big Ben

Compartilhe

Presente em cartazes em agências de turismo, revistas de viagem, capas de livros didáticos de língua inglesa, portas e anúncios de cursos de inglês, não existe uma imagem que seja tão rapidamente associada à Londres e à Inglaterra como o Big Ben.

O relógio mais famoso do mundo, popularmente chamado pelo nome de seu sino, esse sim o verdadeiro Big Ben, se localiza no alto torre norte do Palácio de Westminster. Embora por questões de segurança não possa ser visitado, este senhorzinho com mais de 150 anos é uma das atrações turísticas mais fotografadas na cidade.

Big Ben

A hora de Londres (Greenwich Mean Time ou GMT) foi referência e padrão mundial de tempo. Até a adoção do UTC, (Universal Coordinated Time) todos os países calculavam seus fusos a partir do horário oficial do meridiano de Greenwich. Possivelmente em função disso e, carregando a responsabilidade de ser o lar do Big Ben, tenha surgido a fama da pontualidade britânica.

A imagem do britânico pontual não é apenas um clichê. Salvo exceções, que existem para confirmara a regra, os ingleses dão realmente importância à organização de seu tempo e, chegar na hora certa cumprindo compromissos assumidos, é um valor cultural respeitado.

Apesar de hoje consultarmos as horas em telefones, já foi tempo em que os londrinos as conferiam em um dos muitos relógios espalhados pela cidade. Alguns deles, verdadeiras jóias, permanecem funcionando com a notória pontualidade e, esperando a atenção dos turistas que só têm olhos para o grande Big. Em sua visita a Londres, dedique a eles algum tempo. Abaixo, doze badaladas para serem notadas:

St Helen's Bishopsgate

Royal Exchange Gallery

St. Katharine Docks

St Pancras International Station

British Library

Leadenhall Market

Royal Courts of Justice

St Martin-in-the-Fields

St Paul's Cathedral

Southwark Cathedral

Westminster Abbey

Little Ben

Leave a Reply

Your email address will not be published.