De um Museu Tate para outro pelo Tamisa? – Embarque nessa.

Compartilhe

Um sério desafio para um visitante em Londres é decidir o que fazer. A quantidade de atrações é enorme, tem muita coisa legal para ver de graça, porém, a cidade e as distâncias são grandes, o tráfego é lento e os deslocamentos tomam um bom tempo do passeio.

Tate Boat

Organizar os locais de interesse por área é boa idéia, mas existem muitas áreas e todas, têm sempre algo interessante, portanto escolhas terão que ser feitas. Uma forma de tornar o caminho uma parte da programação é incluir no passeio uma das rotas de barco que circulam pelo velho Rio Tamisa. É divertido, e não existe o risco de ficar preso em um engarrafamento.

Um serviço bastante conveniente para quem quer visitar dois bons museus é o Tate Boat, ou “Tate to Tate”. Como o nome diz, ele liga o Tate Britain, a antiga Tate Gallery, ao Tate Modern ou vice e versa. Com frequência média de 40 minutos, é um aprazível circuito pelo Tamisa. Nos 20 minutos da viagem, passa pelo Parlamento e o Big Ben, a Ponte de Westminster, London Eye, o Aquário de Londres, o obelisco Cleopatra’s Needle, a Millenium Bridge entre outros.

Tate Britain

O Tate Britain Museum fica perto das estações de metrô Pimlico e Vauxhall, ambas na linha Victoria. Sua coleção é focada nos trabalhos de artistas britânicos. O acesso ao acervo permanente é gratuito e dá uma colher de chá na primeira sexta-feira do mês, ficando aberto até as dez horas da noite.

Tate Modern

O Tate Modern ocupa as instalações de uma antiga usina elétrica desativada. A estação de metrô mais próxima é a Southwark, na linha Jubilee. Foi inaugurado em 2000, como um desmembramento da antiga Tate Gallery, ficando com a parte de arte moderna e contemporânea. O acesso também é gratuito e nas sextas e sábados funciona até as dez da noite.

Tate Modern

O Tate Boat não é uma bagatela, mas também não é tão caro. Levando em conta o “cruzeiro” pelo rio, a economia de tempo e o acesso gratuito aos museus, acaba se revelando um bom negócio, e deve ser considerado com carinho até por quem não pretenda visitar os dois “Tate”. O cartão de transporte Oyster pode também ser usado para esta passagem.

Bankside Pier

O embarque a partir do Tate Britain é no Millbank Pier, distante cerca de 500 metros. O barco faz uma parada no Embankment Pier, seguindo daí até destino final, o Bankside Pier, exatamente na frente do Shakespeare’s Globe Theatre – nada mau.

Bankside Pier

A caminhada até o Tate Modern é pequena, cerca de 200 metros. Seria muita falta de “tate” perder essa viagem…

Leave a Reply

Your email address will not be published.