Passear de gôndola pelos canais de Veneza faz obrigatoriamente parte de qualquer lista do tipo “xis coisas para fazer antes de morrer”. Possivelmente o símbolo máximo desta cidade especial, a tradicional embarcação, outrora utilizada rotineiramente pelos habitantes, é atualmente voltada quase que exclusivamente para o uso turístico e sua construção obedece a rígidas normas e especificações, tendo mudado muito pouco com o passar dos tempos.
Veículos luxuosos, as gôndolas são equipadas com tapetes, apoio estofado para os braços e poltronas macias, proporcionando ao passageiro conforto e beleza. Mas muito além da decoração, a aparente simplicidade da embarcação esconde a complexidade e a meticulosidade que sua construção demanda. Até hoje são feitas artesanalmente em tradicionais estaleiros que passam de pai para filho, os “Squeri”, no dialeto veneziano.
O “Squero” é uma oficina de construção e reparos de pequenos barcos de madeira. Os “squerarioli” são os carpinteiros especializados que transmitem os segredos do seu ofício por gerações e para seus aprendizes. Apesar de sua importância, com o passar do tempo e a diminuição do uso de barcos a remo, muitos “Squeri” desapareceram.
Dos poucos que restaram, um dos mais fáceis de encontrar e interessante por causa de seu prédio em madeira (coisa difícil em Veneza, mas comum nos “Squeri”), é o de San Trovaso. Junto da Igreja de San Trovaso no canal da Giudecca em Dorsoduro e bem perto da Galleria dell’Accademia, nos dá a oportunidade de descobrir com encantamento “de onde vêm os bebês gôndolas”.
O Squero di San Trovaso não era visitável até bem pouco tempo, afinal ainda funciona como uma oficina. Conformados por terem se transformado em mais uma atração turística em uma cidade eternamente cheia de turistas, os “squerarioli” aparentemente trabalham sem demonstrar incômodo com a platéia de “paparazzi”. Talvez por isso, tenham capitulado e passaram a receber grupos de turistas mediante agendamento.
O endereço do Squero di San Trovaso é Dorsoduro 1097. Para chegar lá indo de “vaporetto”, a parada mais próxima é Zattere servida pelas linhas 2, 51 ou 52 e 61 ou 62. Para quem ficou curioso e quer ver bem de perto como funciona o “Squero” pode obter maiores detalhes de uma visita: http://www.squerosantrovaso.com/visita.html