Uma Necrópole Romana a poucos passos das Ramblas em Barcelona

Compartilhe

Barcelona é uma das mais impressionantes cidades da Espanha. A cada visita tem coisa nova para ser vista. Seja um prédio ultra vanguardista, outra torre na Sagrada Família, a adaptação de uma edificação histórica em novo Centro Cultural, ou a revitalização de algum bairro, sempre há uma surpresa.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

Passeio obrigatório para qualquer visitante que se preze, as mais que famosas Ramblas vivem cheias de turistas e animação. Justificadamente impressionados com tantos apelos, muitos dos que batem ponto nesta lendária avenida, olham superficialmente ou simplesmente deixam de explorar as áreas adjacentes.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

A região ao redor das Ramblas com suas estreitas e tortuosas ruas medievais oferece atrações bastante conhecidas e também esconde algumas pérolas, verdadeiros oásis junto ao burburinho. Uma delas é a pouco conhecida Plaça de la Vila de Madrid.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

Esta tranquila praça surgiu nos anos 1950 no lugar onde ficava o Convento de Santa Teresa das Carmelitas Descalças, destruído por um incêndio em 1936. Durante os trabalhos de urbanização da área e com a demolição das ruínas, foi encontrado sob as fundações do convento um antigo cemitério romano, que acabou integrado aos jardins da praça.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

A Plaça de la Vila de Madrid com suas fachadas do século 19, abriga também o Ateneu Barcelonès. Com sua área verde e uma simpática fonte em mármore branco com a escultura de uma dama madrilenha, seria apenas mais uma praça entre tantas em Barcelona, não fosse a singularidade da descoberta arqueológica.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

A necrópole da Plaça de la Vila de Madrid surgiu entre os séculos I e III antes de Cristo. Durante as escavações foram encontrados diversos vasos de cerâmica simples e objetos pessoais. Depois de examinados, foi concluído que o local era usado para enterrar os cidadãos pobres da antiga “Barcino”, como a cidade era chamada pelos romanos.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

Desde a criação da praça, as tumbas e o sítio arqueológico podiam ser vistas por quem por ali passava. Recentemente, o Museu d’Historia de Barcelona (MUHBA) reunindo grande parte das peças ali encontradas, inaugurou no local mais um centro integrante de sua rede de museus, a Via Sepulcral Romana.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

Dividida em duas partes, uma dedicada ao passado romano da cidade e outra mostrando como eram os ritos funerários daquela época, o primoroso trabalho teve o cuidado de recriar os jardins ao redor dos túmulos exatamente como eram há 2000 anos atrás, quando aquele lugar era uma das vias de acesso à cidade.

Plaça de la Vila de Madrid/ Via Sepulcral Romana

A Via Sepulcral Romana da Plaça de la Vila de Madri pode ser visitada de terças aos domingos no verão das 10 às 19 horas e no inverno até às 17 horas. Quem está circulando pelas Ramblas chega rapidamente pela Passatge de les Rambles, que fica na altura do numero 122 ou pela Carrer de la Canuda. A estação de metrô mais próxima é a Catalunya, servidas pelas linhas 1 e 3.

2 thoughts on “Uma Necrópole Romana a poucos passos das Ramblas em Barcelona”

  1. Nossa, sou louca pra conhecer Barcelona, sempre leio sobre a cidade nos blogs que sigo e nunca tinha lido sobre esse lugar!

  2. Oi Fernanda,

    Apesar de ficar no centro antigo e ter sido descoberta na década de 50, a Via Sepulcral Romana e a Exposição só foram inauguradas em 2009. É relativamente recente. Barcelona é uma caixinha de surpresas: Sempre que cavucam para construir já esperam encontrar vestígios arqueológico. Algo parecido acontece atualmente com a construção da nova estação de trens La Sagrera. Não será surpresa termos em breve novas atrações para visitar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.