Piazzale Michelangelo –Vista panorâmica de Florença em Florença

Compartilhe

Visitar Florença, a capital da região da Toscana, é um privilégio. Vê-la do alto é mais ainda. Por causa disso, boa parte dos felizardos turistas que visitam esta magnífica cidade italiana se conforma em desgrudar, por um curto período de tempo, do seu incomparável centro histórico para… ir admirá-lo de um ponto de vista panorâmico.

Vista da Piazzale Michelangelo

Apesar de meio fora de mão e, no fundo, não passar de um grande estacionamento cercado por camelôs vendendo aventais idiotas, panos de prato e outras bugigangas, a Piazzale Michelangelo é um ótimo mirante que permite ver Florença de um magnífico ângulo, com direito ao Duomo, o Rio Arno e a Ponte Vecchio, além das antigas muralhas da cidade.

Piazzale Michelangelo Piazzale Michelangelo

A praça homenageia Michelangelo Buonarroti, o mais importante artista renascentista da cidade. Bem no meio existe uma réplica em bronze de sua estátua mais famosa, o Davi. Embora não se compare ao original, ali no outro lado do rio, dentro da Galleria dell’Accademia, para quem não vai ao museu, pode servir como prêmio de consolação meia sola.

Piazzale Michelangelo

Além dos turistas a praça, também conhecida como “Il Davi”, é bastante procurada pelos moradores. É um habitual local de azaração e cenário obrigatório para fotos de casamento. Também pudera: Sabe aquelas fotos maravilhosas em cartões postais ou revistas de turismo? Pois bem, se você quer ter em seu álbum da viagem uma desse jeito, saia do centro e vá para o outro lado do Rio Arno e conheça a Piazzale Michelangelo.

Vista da Piazzale Michelangelo

Para chegar lá, as alternativas são: a ecologicamente correta e aprazível subida a pé, ou de ônibus, em um trajeto igualmente bonito. O tempo da estadia, as condições climáticas e o preparo físico do visitante podem ajudar na hora de escolher o caminho mais apropriado. Na dúvida, opte pelas duas formas subindo de ônibus e voltando a pé.

Vista da Piazzale Michelangelo

Os ônibus das linhas 12 (pelo bairro de Oltrarno) saem da parada n° FM0313, “Stazione Parcheggio”, junto ao bicicletário, à esquerda da entrada principal da estação Santa Maria Novella. Os da linha 13 (via Centro Histórico) sai da parada “Stazione Valfonda”, n° FM1898, na calçada oposta da lateral esquerda da estação SM Novella. Os pontos de venda de passagens, tarifas, horários, e mapas dos itinerários podem ser consultados em: www.ataf.net/

Vista da Piazzale Michelangelo

A subida a pé pode ser feita pela aprazível “Rampe del Poggi”, que alterna escadarias e ladeiras, e não é muito distante do centro. Da Piazza Giuseppe Poggi, fácil de identificar, porque nela está a Torre/ Porta di San Niccolò, a única ainda completa das remanescentes em Florença, o acesso é logo atrás da Torre. Daí, é seguir até a Piazzale Michelangelo para receber um presente que não tem preço: Florença a seus pés.

2 thoughts on “Piazzale Michelangelo –Vista panorâmica de Florença em Florença”

  1. Olá Carla,

    Se tiver disposição, comece (ou termine) pela Porta Romana tomando a Viale Machiavelli e a Viale Galileo aproveitando para visitar também a igreja de San Miniato al Monte. Esta é uma das melhores recordações desta espetacular cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.