Viktualienmarkt – O Mercado Municipal ao ar livre em Munique

Compartilhe

Uma deliciosa cidade para se visitar na Alemanha é Munique. A capital do estado da Bavária é bonita, possui excelentes museus, tem um povo simpático e receptivo. É estrategicamente uma excelente base para quem quer conhecer lagos, montanhas, castelos, cidades medievais e mosteiros (Salzburgo, na Áustria, fica a apenas duas horas de trem). Como se não bastasse, a região é mundialmente famosa por sua cerveja e por sua culinária.

Viktualienmarkt

Munique não é uma cidade que combine com dietas. Por sua localização aos pés dos Alpes e temperaturas não muito elevadas, os pratos típicos são pródigos em calorias, talvez por isso, deliciosos. Deixar de provar suas especialidades, normalmente servidas em porções generosas, é um crime que não se deve cometer, sob pena de arrependimento perpétuo.

Viktualienmarkt

Para simplificar a procura e agradar a todos os gostos e paladares, um programa mais que obrigatório é dar uma passada no Viktualienmarkt, que providencialmente fica bem próximo da praça principal de Munique, a bonita e movimentadíssima Marienplatz, bem no centro da cidade.

Viktualienmarkt

Com enorme quantidade de barracas coloridas, vendendo queijos, salsichas, linguiças, carnes, peixes, pães, divinas tortas, vinhos, frutas, verduras, flores, além de diversos restaurantes e bares servindo uma imensa variedade de refeições.

Viktualienmarkt

No mercado existe uma área com mesas e bancos, um verdadeiro “Biergarten”, para o freguês levar a sua refeição, sentar ao ar livre e observar a paisagem enquanto come ou bebe tranquilamente uma boa cerveja bávara.

Viktualienmarkt

O conhecido Viktualienmarkt funciona como mercado central de Munique desde 1807. Originalmente localizado em Marienplatz, foi transferido para o atual endereço por causa de seu vertiginoso crescimento. Outrora ocupado por pequenos produtores agrícolas, oferece hoje em dia uma variada gama de produtos que agradam aos mais exigentes gourmets.

Viktualienmarkt

Espalhadas na enorme praça seis estátuas homenageando artistas queridos da cidade: os humoristas Karl Valentin , Liesl Karlstadt e Ida Schumacher, a atriz Elise Aulinger ,os cantores Weiss Ferdl e Roider Jakl, muitas vezes são decoradas com flores pelos moradores de Munique.

Viktualienmarkt

No centro fica o Maypole com as cores da Bavária, um totem que é uma antiga tradição medival que informava com ilustrações o tipo de comércio existente no local para os analfabetos. Todos os anos, nas terças de carnaval, é ali realizada a folclórica dança das mulheres que o enfeitam com fitas coloridas.

Viktualienmarkt

O Viktualienmarkt funciona o ano inteiro de segunda a sexta das 10 as 18 e aos sábados até as 15 horas. A estação de metrô mais próxima é Marienplatz, servida pelas linhas U3, U6, S1, S2, S4 e S8. Uma vez na área, aproveite para também conhecer a Schrannenhalle, um antigo pavilhão coberto onde era feito o comércio de grãos, hoje um espaço de eventos culturais com lojas de artesanato, cafés e bares com cardápios de diversas nacionalidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published.