Em Veneza é de bom tom visitar o Museo della Musica

Compartilhe

Organizar um roteiro para visitar cidades italianas é sempre um desafio. Ruas, recantos, fontes ou estátuas bonitas aparecem pelo caminho sem aviso prévio, e a coisa piora quando se inclui entradas em igrejas. Até mesmo com o que é planejado de antemão, não dá para prever o nível de empolgação e, invariavelmente, o tempo de permanência é maior do que o estimado.

Museu della Musica di Venezia

A belíssima Veneza está aí para comprovar que mais uma vez embarquei em uma gôndola furada. Com uma limitada permanência de três dias, o “serviço” acabou ficando incompleto. É impossível ficar imune ao seu charme, situações imprevistas ou preciosidades que foram subestimadas na pesquisa.

Museu della Musica di Venezia

Não adianta lutar: roteiros venezianos são como submarinos: feitos para afundar. O jeito é aprender a lidar com o tempo, que parece ter uma velocidade diferente neste lugar, e, embora eu não seja de dedurar, ir preparado para enfrentar alguns “vilões”, como a Igreja de São Maurício, por exemplo.

Museu della Musica di Venezia

A Chiesa di San Maurizio, que fica obviamente no Campo di San Maurizio, no bairro de San Marco, é uma dessas gratas surpresas. A bonita igreja em estilo neoclássico, projetada por Giannantonio Selva, também autor do teatro La Fenice, é uma reconstrução feita em 1806, uma das últimas em Veneza no estilo e não mais utilizada para atividades religiosas.

Museu della Musica di Venezia

Atualmente é ocupada pelo Museo della Musica di Venezia, apresenta uma coleção de instrumentos musicais de corda que inclui alaúdes, harpas, violas e violinos, e também um belo cravo, expostos em um cenário inusitado. As peças, algumas raridades criadas por famosos artesãos, fazem parte do acervo do músico, expert e colecionador Artemio Versari.

Museu della Musica di Venezia

O museu é uma exposição permanente dedicada a Antonio Vivaldi e apresenta diversos painéis informativos sobre a carreira e a época em que viveu o brilhante compositor veneziano. Em uma área à direita o visitante acompanha todas as fases do processo de criação de um violino de uma forma didática e elegante.

Museu della Musica di Venezia

Esta homenagem a uma arte em que a Italia se notabilizou por sua excelente produção de instrumentos musicais e artistas, não poderia estar em cidade mais apropriada, berço de um dos maiores gênios da música e terra de grandes compositores e intérpretes.

Museu della Musica di Venezia

Ao lado da entrada do museu fica a loja de livros, catálogos da exposição e CDs. Lá estão disponíveis discos da orquestra “Interpreti Veneziani”, que costuma se apresentar quase todas as noites na Chiesa di San Vidal, além de gravações normalmente só encontradas após exaustivos trabalhos de garimpagem.

Museu della Musica di Venezia

O endereço da Chiesa di San Maurizio é San Marco 2603. O acesso ao Museo della Musica di Venezia é gratuito e o horário de funcionamento é das 9:30 as 19:00 horas, aberto todos os dias da semana. A parada mais próxima de vaporetto é a de Santa Maria del Giglio (Linha 1).

Leave a Reply

Your email address will not be published.