O famoso prédio dançante de Praga

Compartilhe

Seria chover no molhado falar do encantamento que é visitar a capital da Republica Tcheca. Ao contrário de inúmeras cidades européias, Praga foi praticamente poupada dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo preservado todo esplendor de sua belíssima arquitetura, para o deleite de quem tem a sorte de conhecê-la.

Tancící Dum/Ginger&Fred

Como nem tudo é perfeito, acidentes acontecem e por um descuido no final da guerra, uma bomba americana, destinada a cidade alemã de Dresden, próxima dali, caiu em Praga destruindo um bonito prédio de esquina na orla do rio Vlatava. Os escombros permaneceram intocados por muitos anos entristecendo a paisagem, até finalmente serem removidos na década de 60, ficando no local, um buraco.

Tancící Dum/Ginger&Fred

A partir desta depressão, no sentido real e figurado, a cidade de Praga resolveu nos anos 90 levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Para tanto, foi decidido construir no local algo memorável: um prédio impactante e projetado por um peso pesado da arquitetura.

Tancící Dum/Ginger&Fred

Com terreno pequeno, o trabalho foi recusado por Jean Nouvel e outros estrelados. O theco nascido na Croácia Vlado Mulunic e o canadense Frank Gehry toparam o desafio e, em 1996 foi inaugurado o controvertido “Tancící dum” (prédio dançante), também conhecido pelas alcunhas de “Ginger e Fred”, prédio bêbado e outros nomes engraçados.

Tancící Dum/Ginger&Fred

Mesmo para quem não aprecie arquitetura contemporânea, é impossível ficar indiferente à sua forma excêntrica e tão moderna, contrastando com os prédios antigos ao redor. Dez entre dez turistas que passam no local não resistem e fotografam esta absolutamente interessante construção. Depois dão uma afastadinha para observar seus detalhes, tentar encontrar alguma simetria e, quem sabe, inventar um novo apelido.

Tancící Dum/Ginger&Fred

Muita gente consegue ver em sua aparência retorcida, mais do que o famoso casal de dançarinos americanos, uma alusão à destruição causada pelo bombardeio. Outros interpretam a fachada que avança para a rua como uma superação das perdas da guerra. Colocando de lado a criatividade de cada um, este pequeno grande prédio desconstrutivista é inegavelmente surpreendente.

Tancící Dum/Ginger&Fred

“Tancící Dum” é atualmente um hotel, portanto, tecnicamente não visitável. Porém, no sétimo e último andar funciona um restaurante Dá para tirar uma onda, reservando um almoço ou jantar e matar três coelhos de uma só vez: A fome, conhecer como é por dentro esta obra de arte e ainda desfrutar de uma deslumbrante vista do Rio Vltava e do Castelo de Praga.

Tancící Dum/Ginger&Fred

Outra possibilidade é o Glass Bar: uma pequena taxa de consumo dá direito ao terraço. O endereço de Ginger&Fred é Rasinovo Nabrezi 80, esquina com Resslova em Nove Mesto, Praha 2. A estação de metrô mais próxima é Karlovo Namesti, linha B. Há também uma parada de tram bem próxima, a Jiraskovo Namesti, servida pelas linhas 17 e 21.

Leave a Reply

Your email address will not be published.