Roupa suja nem sempre é lavada em casa

Compartilhe

Viajar sem estourar o orçamento requer dedicação e disponibilidade de tempo para pesquisar e planejar previamente alternativas para férias memoráveis sem abrir mão de boas experiências hospedagem e alimentação. Como tudo na vida é troca, o desprendimento na hora de arrumar a mala aumenta nossa mobilidade e reduz despesas e tempo.

Split, Croácia

Já levei para passear muita roupa que sequer saiu da mala e, a cada nova viagem, venho conseguindo diminuir o lastro. Estar leve, nos torna ágeis, rápidos e independentes. Podemos dispensar taxis no aeroporto, colocar com facilidade a bagagem em um trens e permite que embarquemos com menos despesas em um daqueles inacreditáveis vôos de baixo custo.

Veneza, Itália

Em um post anterior (este aqui) o assunto roupa já foi abordado. Ao invés do quase sempre caro (ou inexistente) serviço de lavagem do hotel, junte a roupa suja, parta para uma lavanderia automática e encare como uma experiência cultural. Acrescentando um diferencial turístico, a tarefa deixa até de ser enfadonha.

Dubrovnik, Croácia

Escolher uma lavanderia em uma região bonita, diferente ou perto de uma atração pode ser uma ideia. É importante que este lugar seja facilmente conectado com o da hospedagem, pois ninguém merece passar as férias gramando quilômetros, ou encarando trocas entre várias linhas de metrô com carregado peso ou puxando mala.

Paris, França

Aproveitar o tempo da lavagem para explorar a área, fazer compras ou uma refeição é uma forma de unir o útil ao agradável. Depois de carregar a lavadora, não é preciso ficar plantado na loja hipnotizado com a espuminha na máquina. Você tem cerca de uma hora para flanar antes de precisar voltar para transferir a roupa lavada para secadora.

Anghiari, Itália

O processo de lavagem e secagem da roupa vai, como em qualquer lugar do planeta, tomar umas duas horas, portanto a escolha do horário tem que ser sabiamente decidida, para que não atrapalhe a programação. Como o funcionamento dessas lojas é normalmente bem extenso, é possível encaixar a tarefa sem grandes sacrifícios.

Edimburgo, Escocia

Uma dica de quem passou por saia justa: Quando o horário de encerramento está marcado para meia noite, é nesta hora que irá fechar. Mesmo sem presença de atendentes humanos, as máquinas serão desligadas em pouco tempo, as luzes serão apagadas e as portas serão fechadas. Já precisei manter uma porta entreaberta com garrafa pet enquanto terminava de dobrar (no escuro) minha roupa.

Dubrovnik, Croácia

Quem quer interagir deve escolher a parte da manhã. Nos dias úteis, a freguesia é basicamente composta de idosos, que gosta de oferecer ajuda e conversar. (Já faturei um bonito marcador de livros de uma senhorinha, minha xará). No sábado, o público é de gente estressada que trabalha durante a semana, e a disputa por máquinas pode ser maior.

Dubrovnik, Croácia

Se lavar a roupa suja durante a viagem for inevitável, que seja na cidade de maior permanência, para não roubar o minguado tempo. Procure levar roupas que não precisem ser passadas, e na dúvida, não arrisque um traje que tenha especial apego: a alta temperatura da secadora faz encolher boa parte dos tecidos sintéticos. Apesar de mais leve, não vai ter graça trazer de volta para casa algo que agora só caiba na Barbie ou no Ken.

Leave a Reply

Your email address will not be published.