Simpatia para ter sorte em Milão

Compartilhe

A Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, na Itália, é o tipo de lugar que dispensa apresentações. Como atração turística, perde apenas para o famoso Duomo e provavelmente deve empatar, pois fica bem ao lado. Quem visita a Catedral, não vai perder a oportunidade de também conhecer este outro ícone, que além de bonito, tem acesso gratuito.

Galleria Vittorio Emanuele II

Com uma localização “premium” no coração do Centro Histórico, ligando a Piazza del Duomo à Piazza della Scala, outra importante atração na cidade, a elegante galeria é um dos mais antigos centros comerciais da Europa, abrigando luxuosas lojas de “griffe”, como a Prada, que inaugurou sua primeira loja neste mesmo endereço em 1913, além do primeiro hotel sete estrelas da Europa, o Town House Galleria.

Galleria Vittorio Emanuele II

Esta passagem é ainda considerada por muitos milaneses “o lugar” ideal para ver e ser visto. A realidade é que, dependendo do horário, a pessoa é ignorada ou pisoteada, dada a enorme quantidade de turistas circulando, fotografando ou “pagando mico”, em uma curiosa tradição com duas versões, ao gosto do freguês: obter sorte na vida, ou a certeza de voltar a Milão. Pelo sim, pelo não, vale a tentativa. É simples e a diversão é garantida.

Galleria Vittorio Emanuele II

No centro da galeria que é em forma de cruz, há o encontro das duas vias. O piso, revestido com mosaicos tem no meio de cada uma de suas quatro esquinas os brasões das cidades de Milão, Turim, Florença e Roma. É no de Turim que a “simpatia” acontece. Para encontrá-lo, basta acompanhar o barulho de risadas ou uma eterna rodinha de pessoas.

Galleria Vittorio Emanuele II

No centro do brasão de Turim há um touro. A tradição manda pisar com o calcanhar do pé direito sobre a genitália do touro e girar três vezes sobre ele. Embora reze a “lenda” que a sorte vale apenas quando feito à meia-noite do dia 31 de dezembro, o ritual é repetido a todo instante, quase sempre por turistas, e é preciso paciência para esperar a vez, pois a brincadeira é concorrida.

Galleria Vittorio Emanuele II

Galleria Vittorio Emanuele II

Galleria Vittorio Emanuele II

Galleria Vittorio Emanuele II

O melhor termômetro da popularidade desta curiosa prática, é que, apesar dos frequentes reparos para evitar acidentes, o mosaico do piso está sempre danificado naquele ponto, com um buraco, o que pode, dependendo da profundidade, tornar o rodopio um pouco perigoso. A prefeitura de Milão até pensou em instalar uma cerca de proteção em torno do mosaico, mas acabou voltando atrás, receando que a medida antipática pudesse reduzir a quantidade de turistas, potenciais clientes da galeria.

Galleria Vittorio Emanuele II

Inaugurada em 5 de setembro de 1867, a Galleria Vittorio Emanuele II, completa hoje 145 anos de vida. Já passou por períodos de glória e de decadência. Felizmente, as restaurações (a última em 2011) garantiram a continuidade do esplendor. Feliz Aniversário e muitos outros anos de vida!

One thought on “Simpatia para ter sorte em Milão”

Leave a Reply

Your email address will not be published.