Para comer rezando – Doces de conventos na Espanha

Compartilhe

Viajar é bom porque podemos colocar nossos sentidos à serviço do prazer sem hora marcada, obrigações ou preocupações com calorias. Experimentar sabores não conhecidos e gostar, transformam uma pessoa comum em viajante crônica, ansiosa por repetições e ávida por novidades.

Convento Santa Catalina Zafra

Quem visitou a Espanha, e não provou seus conhecidos “Dulces de Convento”, precisa repensar a própria existência e se programar para voltar e suprir esta imperdoável lacuna cultural e gastronômica.

Convento Santa Isabel>

Confeccionados por monges ou freiras de forma artesanal ou quase, com receitas tradicionais vindas do tempo dos mouros ou dos romanos, utilizam ingredientes nobres como ovos, manteiga, amêndoas, e vinhos. Os doces feitos por religiosos são tão populares que alguns deixaram de ser exclusividade dos conventos e mosteiros, como as famosas “Yemas” e os biscoitos “Huesos de Santo”, também vendidos em confeitarias.

Convento Imaculada Concepcion

A venda dos doces é muitas vezes a principal fonte de recursos para a manutenção de algumas das ordens ainda existentes. Apesar de também serem encontrados em lojas especializadas, lojas virtuais ou em lojas de “souvenires”, nada se compara à experiência de adquiri-los no local onde são fabricados, principalmente nos conventos que ainda adotam a clausura e/ou votos de silêncio.

Convento Corpus Christi

O processo da compra é um pitoresco ritual arcaico, que requer habilidades detetivescas para, antes de mais nada, descobrir no endereço do convento ou mosteiro, onde fica o acesso à área de vendas, sorte para se chegar em uma hora em que estejam atendendo ou para não encontrar um cartaz avisando “No hay dulces”. A coisa funciona mais ou menos assim:

1) Ainda na rua, encontrado o portão, há uma campainha ou interfone para se solicitar a entrada no prédio (o texto: “Dulces, por favor!”) Alguns conventos colocam um cartaz informando o horário de funcionamento;

2) Nem sempre o local da venda fica perto da entrada. Às vezes é preciso percorrer corredores escuros e pátios quase sempre sem sinalização até achar a “lojinha”;

3) Uma vez encontrada a loja, há uma tabela com a lista de produtos e seus respectivos preços. Em alguns conventos são expostos em uma espécie de vitrine;

4) Decidida a compra, começa a parte divertida: É preciso tocar uma campainha e esperar até ouvir a voz de uma freira perguntando o que se vai comprar. Feito o pedido, uma nova espera;

5) À esta altura, os olhos curiosos já descobriram uma esquisita engenhoca de madeira: É um torno, que naquele local tão tranquilo,começa a se mover fazendo barulho e dentro dele surge a sua encomenda;

6) Você pega a compra, coloca o pagamento no torno e é a sua vez de girá-lo. Se houver troco, aguarde: ele retornará pelo mesmo sistema.

Convento Corpus Christi

Em determinados conventos, a sequência sofre ligeiras variações como ao atender o interfone na loja, a freira diz: “Ave María purissima”, e o cliente responde: “Sin pecado concebida” e daí começar o processo da venda. Às vezes, o pagamento é feito antes de a encomenda ser entregue acompanhada do troco.

Convento Corpus Christi

Apesar de estarem desaparecendo quer por envelhecimento da comunidade, falta de novas adesões, ou deterioração das edificações, ainda restam muitos conventos e mosteiros em muitas regiões da Espanha, produzindo e vendendo doces para seu sustento.

Convento Corpus Christi

Uma vez no país, não custa descobrir um “Convento que vende dulces”. Provar um “mantecado”, um “dulce de membrillo”, um “tocino de cielo”, uma “yema”, uma “coronilla de almendra” é uma experiência… divina.

Convento Imaculada Concepcion

Quando estive na Andaluzia, não deu para comprar todas as “merendas” que ambicionava. Em alguns conventos cheguei fora do horário de funcionamento, em outros praticamente escaneei as paredes da fachada, sem encontrar o acesso. Abaixo, alguns dos endereços anotados antes desta viagem. As informações sobre linhas de ônibus urbanos e paradas mais próximas foram obtidas nos sítios da empresas municipais de transportes das respectivas cidades.

Córdoba

Empresa de transportes – http://www.aucorsa.es/

– Convento de Santa Isabel

Calle Santa Isabel, 13

ônibus 2, 4, 6 e 80 – parada 259, Ollerías (Puerta Colodro)

Granada

Empresa de transportes – http://www.transportesrober.com/

– Convento Santo Tomas de Villanueva Agustinas Recoletas

Carril de San Agustin com Callejon Tomasas, 23

ônibus 31 e 32 – parada 1048, Callejon de las Tomasas I

– Monasterio de la Encarnación

Plaza de la Encarnación, 1

ônibus 4, 6, 9, 11, 23 – parada 416, Gran Via 2I

– Monasterio de San Bernardo

Calle Gloria, 2

ônibus 31e 32 – parada 1010, Calle Bañuello I

– Monasterio de San Jerónimo

Calle Rector Lopez Argueta, 9

ônibus 1, 3, 7, 8, C, 33, 111 – Parada 418, Gran Via 2 I

– Monasterio de Santa Catalina de Zafra

Carrera del Darro, 39

ônibus 31, 32 e 35 – parada 1010, Calle Bañuello I

– Monasterio de Santa Isabel la Real

Calle de Santa Isabel la Real, 15

ônibus 31 e 32 – parada 1023, Santa Isabel la Real

– Monasterio del Santo Ángel

Calle San Antón, 40

ônibus 1, 3, 7, 8, 9, 11, 13, C e 33 – parada 582, Puerta Real I

– Real Monasterio de la Madre de Dios de las Comendadoras de Santiago

Calle Santiago, 2

ônibus 23, 30 e 32 – parada 546, Calle Santiago 3V

Málaga

Empresa de transportes – http://www.emtmalaga.es/

– Convento de la Trinidad

Calle de la Calzada de la Trinidad

ônibus C1 – parada 957, Calzada de la Trinidad

Sevilha

Empresa de transportes – http://www.tussam.es/

– Convento de San Clemente

Calle Santa Clara, 91

ônibus C4 – parada 810, Torneo (Puente Barqueta)

– Convento de San Leandro

Plaza San Ildefonso

ônibus C5 – parada 106, Águilas (Casa Pilatos)

– Convento Madre de Dios

Calle San José, 4

ônibus C5 – parada 106, Águilas (Casa Pilatos)

– Convento de Santa Ana

Calle Santa Ana, 34

ônibus 13 e 14 – parada 562, Trajano (esq. Alameda)

– Convento de Santa Ines

Calle de Doña Maria Coronel, 5

ônibus 27 ou 32 – parada 41 Imagen (Encarnación)

– Convento de Santa María del Socorro

Calle Bustos Tavera, 30

ônibus C5 – parada 798, San Luis (Plaza San Marcos)

– Convento de Santa Paula

Calle Santa Paula, 11

onibus C5 – parada 798, San Luis (Plaza San Marcos)

Leave a Reply

Your email address will not be published.