Uma Viagem à Idade Média via Ponte Castelvecchio em Verona

Compartilhe

Ponte Scaligero

Frequentemente relegada à categoria de passeio bate e volta pela maioria dos visitantes, Verona, no norte da Itália surpreende. É uma cidade extremamente charmosa, alegre, limpa, e dona de uma bela arquitetura medieval. Oferecendo boa quantidade de atrações, merece mais do que apenas um dia para ser adequadamente apreciada.

Ponte Scaligero

Um dos cartões postais da cidade é a Ponte Scaligero, também chamada Ponte Castelvecchio. Conhecida como um dos locais mais românticos de Verona, não é apenas uma atração para turistas. É um lugar cheio de vida, por onde não passam carros e bastante frequentado pelos moradores, que levam seus bebês em carrinhos, fazem suas caminhadas ou corridas, passeiam de bicicleta e à noite se encontram com os amigos para conversar.

Ponte Scaligero

A ponte cruza o Rio Adige num bonito trecho em curva proporcionando um ponto de vista privilegiado, não importa a hora que se vá. Durante a luz do dia desfruta-se da bela paisagem do rio, das montanhas que cercam a cidade, das torres das igrejas, as construções ao longo do rio e o Castel San Pietro. É perfeita para se assistir a um bonito por do sol e à noite, já iluminada, é cheia de gente animada passando, um excelente camarote para as luzes da cidade refletidas nas águas do rio.

Ponte Scaligero

Como a maioria das construções medievais de Verona, ela tem a parte de baixo em mármore branco e a superior em tijolos vermelhos. A bonita Ponte di Castelvecchio foi, na época de sua construção (1354-1356), considerada uma ousada proeza de engenharia por causa do comprimento de seus vãos apoiados em duas torres.

Ponte Scaligero

A Ponte Scaligero, que é parte integrante da fortaleza de Castelvecchio, tem história pitoresca. Consta que foi erguida em curtíssimo tempo para garantir uma rota de fuga segura para a poderosa família governante, não exatamente amada pelo povo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi praticamente destruída, sendo fielmente reconstruída nos anos 50, aproveitando as pedras e tijolos originais.

Castelvecchio

Como logradouro público, o acesso é gratuito. Pode se chegar a partir da Piazza Arsenale ou pelo próprio Castelvecchio, cuja entrada é no Corso Castelvecchio,2. O passeio pode ser estendido com uma vista ao próprio Castelvecchio, que abriga o Museo Civico de Verona, com acervo de peças medievais e renascentistas. Informações: https://museodicastelvecchio.comune.verona.it

Leave a Reply

Your email address will not be published.