Um bom efeito colateral de percorrer o bairro muito antigo de uma cidade, é se deixar perder por suas ruelas labirínticas e descobrir recantos interessantes, ângulos inusitados ou preciosidades que por desconhecimento, deixaram de ser incluídas no roteiro. Esses encontros inesperados não costumam ser raros e sempre se convertem em ótimas lembranças de viagem.
A outra face da moeda é quando intencionalmente nos programamos para conhecer uma destas singularidades e mesmo com pesquisa e GPS não conseguimos encontrar o lugar em intrincadas vielas. Por às vezes se tratar de novidade, até os moradores desconhecem, e olham como se estivéssemos procurando um endereço em Marte.
Em uma viagem à Espanha, visitei Córdoba, e estava curiosa para conhecer a Capilla Mudejar de San Bartolomé, construída entre os séculos 14 e 15, que esteve fechada desde o século 18 até 2010, quando foi aberta para visitação pública depois de um processo de restauração.
A Capilla Mudejar de San Bartolomé fica em um dos mais antigos bairros de Córdoba, a Judería, que por sua vez se estabeleceu em uma área anteriormente ocupada por uma Medina.
Estas ruas estreitas e sinuosas devem produzir uma notável quantidade de turistas extraviados e, brincadeiras à parte, confesso que foi difícil localizá-la. Esta pequena capela faz parte do complexo da Faculdade de Filosofia e Letras de Córdoba, local onde funcionava o antigo Hospital Cardenal Salazar.
Na capela são perceptíveis as influencias das diversas culturas que dominaram Córdoba. O pequeno espaço reúne referências muçulmanas e cristãs numa combinação harmoniosa entre elementos islâmicos, góticos e românicos. Entrando no pátio, uma imponente palmeira e painéis explicando o valor artístico e histórico do local recepcionam o visitante. Bem na frente, se vê uma capelinha ao ar livre, protegida por uma cerca, contendo um retábulo barroco.
A entrada principal, à direita, é um pórtico com três arcos. As paredes da capela são revestidas com azulejos decorados com motivos geométricos e intricados adornos mouriscos. Nos mosaicos das paredes são vistos brasões de armas da “Orden de la banda”, fundada pelo rei católico Alfonso IX. Na parede atrás do altar dá para ver antigos vestígios de pintura mural. É uma mistura de épocas e povos diferentes.
O ingresso da Capilla de San Bartolomé é barato e o horário é das 10h00h às 13h30 e das 15h30h às 18h30, não funcionando na tarde dos domingos. O endereço oficial é Plaza del Cardenal Salazar, na Universidade de Córdoba, mas o acesso é pela lateral, Calle de Averroes. Para ninguém sair de Córdoba lamentando por não ter encontrado a capela (como quase aconteceu comigo), eis a marcação no Google Maps com a localização: