Os Arranha Céus do Século 17 em Amsterdam

Compartilhe

A Holanda é um extraordinário exemplo da perseverança e engenhosidade humana ao ocupar um país cuja maior parte de seu território é plana e abaixo do nível do mar. Se ainda hoje é penoso construir em Amsterdam, que fica sobre terreno arenoso, imagine as dificuldades há quatrocentos anos atrás.


Van Arkel & Witkamp Towers in Amsterdam

Imagem de domínio público, fonte Wikimedia, autor Gerrit van Arkel

Uma conhecida gravura de 1886 acima, mostra o os principais “arranha céus” em Amsterdam por volta de 1600. Todas as sete torres tem o dedo do arquiteto Hendrick de Keyser, que projetou quatro delas, restaurou a Oudekerkstoren e a Munttoren e acrescentou o relógio da Montelbaanstoren. Com exceção das duas primeiras à esquerda, a Haringpakkerstoren e a Jan Rodepoortstoren, demolidas no século dezenove, todas as outras ainda estão de pé, sendo que as duas últimas não visitáveis.

Zuidertoren

A Zuidertoren, terceira da esquerda, é parte integrante da Zuiderkerk. Outrora uma igreja, é atualmente ocupada pelo Centro de Informação Municipal com exposições permanentes e temporárias sobre o desenvolvimento urbano da cidade. O acesso a torre é pago e acontece no verão (abril a setembro) com visitas guiadas para até 15 pessoas a cada 30 minutos, de segunda a sábado entre 13h00 e 17h00. O endereço é Input Zandstraat 17, Zuiderkerkhof 72, perto da estação de metrô Nieuwmarkt, linhas 51, 53 e 54.

Westertoren

A quarta e mais alta das torres, é a Westertoren, no bairro Jordaan, junto da igreja Westerkerk. Por muito tempo a construção mais alta de Amsterdam, deixou no século 17 de pertencer à igreja para ser um posto de observação das brigadas contra incêndio. Com visitas guiadas para até seis pessoas de cada vez, funciona de abril a outubro, segundas a sábados das 10h00 às 18h00, e em julho e agosto até as 20h00. O endereço é Prinsengracht 281. A parada de tram mais próxima é a Westermarkt, linhas 13, 14 e 17.

Oudekerkstoren

A quinta torre é a Oudekerkstoren, na igreja mais antiga de Amsterdam, a Oudekerk. O acesso guiado a torre para grupo de até seis pessoas acontece a cada 30 minutos entre 13h00 e 17h00 nas quintas, sextas e sábados e durante os meses de verão. A Oudekerk fica no Red Light District, a parte mais antiga da cidade. O endereço é Oudekerksplein 23. A parada de tram mais próxima é a Dam, linhas 4, 9, 16, 24 e 25.

Montelbaanstoren

Montelbaanstoren, a sexta torre, foi construída para servir como defesa da cidade. É um dos raros vestígios remanescentes das antigas muralhas medievais e aparece em alguns dos quadros de Rembrandt que morava bem perto dali, na Jodenbreestraat 4, hoje um museu. É atualmente ocupada pela administração da empresa municipal de água e esgotos. Seu endereço é no canal Oude Schans,2. A parada de tram mais próxima é a Waterlooplein, linhas 9 e 14.

Munttoren

A última torre é a Munttoren, antigamente chamada Regulierstoren por ficar junto de um portal de acesso à cidade medieval, a Regulierpoort. Atualmente numa área bastante movimentada, no canal Singel, está próxima do famoso mercado flutuante de flores, o Bloemenmarkt. O endereço é Muntplein, 1 e a parada de tram mais próxima é a Muntplein, linhas 4,9,14,16, 24 e 25.

Detalhe da Westertoren

Uma observação adicional: Visitar as torres das igrejas envolve subidas por escadas íngremes. Até o topo da Zuidertoren com 75 metros de altura são 160 degraus e da Westertoren com 85 metros,186. Não consegui informações sobre a Oudekerkstoren, mas considerando que é a mais baixa do trio, com 67 metros e usando a regra de três, estimo que deva ter uns 145 degraus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.