Desvendado o mistério dos templários em Londres ou Como achar a entrada da Temple Church

Compartilhe

Embora alguns detratores insistam em dizer que sou do tempo do astrolábio, admito que nas primeiras viagens carregava um livrão recheado com anotações em pequenos papéis que, ou caiam espalhados no chão ou voavam com qualquer brisa. Desta época, guardei por muito tempo a frustração de, visitando Londres, não ter achado a entrada para a Temple Church, hoje badalada por causa de “O Código Da Vinci”.

Temple Church

Impensável não encontrá-la nos dias de hoje, no entanto, conversando com algumas pessoas que visitaram Londres, soube que, mesmo usando equipamentos de localização, não acharam, ou tiveram enorme dificuldade para localizar Temple Church, ou pior: chegaram lá, mas as portas da igreja estavam fechadas. Será isto algum tipo de mistério templário?

Temple Church

Temple Church fica em uma pedaço muito antigo de Londres, com escadas, estreitas vielas de paralelepípedos, na parte interna de um conjunto de prédios adjacentes onde funcionam desde o século 16 as sedes duas ordens de advogados, Inner Temple e a Middle Temple.

Temple Church Temple Church

Talvez o fato de cruzar com senhores e senhoras sobriamente vestidos em um lugar tão sossegado dê ao visitante a sensação de estar invadindo uma área privativa. Mas não é nada disso – os jardins são abertos ao público e muita gente aproveita sua atmosfera relaxante para ali almoçar e tomar um pouco de sol. .

Temple Church

Apesar de ter sido severamente danificada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada Temple Church não foi totalmente destruída. A rotunda é a original, construída entre os séculos 12 e 13. O local abrigou a sede em Londres da Ordem dos Templários, daí a coluna de pedra no pátio com dois cavalheiros partilhando um cavalo, simbolizando o voto de pobreza feito por seus integrantes.

Temple Church

Inegavelmente a Temple Church é um pouco escondida e tem horários de visitação pequenos e irregulares. A prioridade da igreja é atender sua congregação com cultos, casamentos, batizados e funerais. Felizmente, a modernidade chegou e em seu útil site é possível consultar a agenda do mês e evitar uma frustração.

Temple Church Temple Church

A igreja costuma promover concertos com bastante frequência – Os ingressos podem ser comprados online neste link. Dependendo do dia em que esteja em Londres, você ainda poderá assistir a um dos recitais gratuitos que acontecem no horário de almoço das quartas feiras.

Temple Church Temple Church

As estações de metrô mais próximas de Temple Church são Chancery Lane na linha Central e Blackfriars ou Temple (que não fica tão perto) nas linhas Circle e District. Embora existam outros acessos, as entradas mais simples para os “Inns” e à igreja são:

– Pela Middle Temple Lane com acesso por um portão em Victoria Embankment;

– Pela Tudor Street através de um portal na Temple Lane, altura da junção da Temple Avenue com Bouverie Street;

– Por uma passagem ao lado do 16 da Fleet Street, com acesso por um portal preto, exatamente em frente à Chancery Lane, na calçada oposta.

3 thoughts on “Desvendado o mistério dos templários em Londres ou Como achar a entrada da Temple Church”

  1. Olá!
    Estou com uma dúvida… me falaram que na Grã-Bretanha inteira não são permitidas fotografias dentro de museus e igrejas… é verdade?

    um grande abraço!

  2. Estela,

    Certamente existem, e não apenas na Grã Bretanha, atrações turísticas com diferentes tipos de restrições,como uso de tripés ou flashes, por exemplo. Para evitar decepções, consulte antes da visita os respectivos sítios na Internet e verifique as normas vigentes.

    Como você pode ver neste post, fotografias são permitidas no interior da Temple Church

  3. Muito obrigada Mônica!
    Sim, vi suas fotos e por isso que fiquei na duvida.
    Comprei um guia da Gra-Bretanha e nao vi tais restrições descritas lá. Mas uma amiga minha falou que ela nao pode tirar fotos de quase nenhum lugar porque eram proibidas! E olha que ela foi para vários lugares, ja que ficou 1 mês!

    Ate mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.