Como Enfrentar a Acqua Alta em Veneza Sem Ficar Com os Pés Gelati

Compartilhe

Veneza, Itália

Veneza é maravilhosa em qualquer estação do ano. Porém, apreciá-la sob a serena luminosidade do outono e relativa tranquilidade em suas ruas sem ter que disputar espaço com hordas ensandecidas de turistas suados no verão é melhor ainda. Desfrutar esses momentos especiais, no entanto, tem seu preço: O outono é a época em que ocorre o fenômeno da “Acqua Alta”.

Veneza, Itália

“Acqua alta” é um excepcional aumento do nível das marés altas no norte do Mar Adriático. Elas alcançam o ponto máximo na Laguna de Veneza, causando inundação parcial nos locais mais baixos que o nível do mar, como a área de San Marco. Ocorre principalmente no outono e inverno, com maior probabilidade em novembro e dezembro. O aumento das águas acontece quando há uma coincidência de ventos sazonais, como o “Scirocco” ou o “Bora”, com a lua cheia ou nova.

Veneza, Itália

Embora pareça assustador para quem não está acostumado, a subida da maré atrapalha muito pouco a programação do visitante. Salvo raríssimas exceções, a “acqua alta” não é uma inundação catastrófica. Algumas partes da cidade podem ficar tomadas por alguns centímetros de água, mas a maioria dos bairros sequer é afetada. Além do mais, o alagamento não dura para sempre: Em qualquer lugar do planeta marés altas e baixas se alteram duas vezes por dia a cada seis horas. Veneza não é exceção – em pouco tempo a água recua e tudo volta ao normal. Um bom intervalo para, tomar um café ou chocolate, editar fotografias, ou mandar mensagens para os amigos.

Veneza, Itália

Os habitantes de Veneza, acostumados, encaram com naturalidade a “acqua alta” e levam suas vidas normalmente nesta época. A cidade é muito bem preparada: monitora e enfrenta o fenômeno com extrema organização. Entre outras medidas, avisos sonoros distintos de acordo com o nível esperado de subida das águas e o serviço de advertência por mensagem de texto, que pode ser assinado por qualquer cidadão. Passarelas de madeira empilhadas de prontidão são prontamente dispostas nos pontos onde o nível das águas é mais elevado e o serviço de barcos é interrompido ou alterado temporariamente quando há perigo de não haver espaço suficiente para passar sob alguma ponte. (Veja um vídeo da prefeitura)

Veneza, Itália

Assim como em qualquer época do ano, o período da “acqua alta” pode ter dias de sol e de chuva. É uma oportunidade única para ver uma Veneza diferente do normal. O reflexo dos prédios nas águas faz a cidade ficar ainda mais bonita produzindo imagens magníficas capazes de transformar facilmente um turista com sua câmera comum em um fotógrafo profissional. Fiquei animada quando vi espalhadas pela cidade as passarelas de plantão. Embora estivesse torcendo para que acontecesse, não tive a oportunidade de presenciar o fenômeno.

Veneza, Itália

Um período diferente como este (pelo menos para nós, turistas), requer algumas medidas especiais:

– O mais importante talvez, seja acompanhar o serviço de previsão da “acqua alta” (aqui). Quando ouvir as sirenes, não se apavore pensando se tratar de um iminente bombardeio aéreo. Elas servem para informar, conforme o toque, o provável nível de subida da maré;

– Se for para áreas de provável alagamento, consulte o mapa das passarelas fornecido pela municipalidade (aqui) para manter os pés secos e quentes. Outra coisa: As passarelas têm mão e contramão. Evite parar a todo instante para não atravancar o tráfego; ;

– Não é preciso levar pesadas galochas na mala. A maioria dos hotéis costuma ter um estoque para emprestar a seus hóspedes. Botas de borracha são baratas e facilmente encontradas em lojas de ferragens ou artigos de pesca. Se for comprar, escolha um ou dois números acima do seu e quando partir, deixe-as no hotel, como herança para outros visitantes. Não faltarão camelôs vendendo sacos de lixo, que não adiantam muito, ou botas parecidas com perneiras em plástico coloridíssimas que amarradas se adaptam aos diversos tamanhos de pés;

– Saiba que alguns serviços, como barcos, poderão ser temporariamente suspensos ou alterados, por não terem espaço para passar sob as pontes. Sem problemas: Quem está de férias não está necessariamente com pressa. Programe o passeio para áreas não afetadas pela “acqua alta”;

– Se estiver hospedado em locais alagados, procure um abrigo temporário em algum bar ou confeitaria. Esperar a água baixar saboreando calmamente um “tramezzino” acompanhado de uma “grappa”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.