A excelente Galeria Mestrovic em Split, Croácia

Compartilhe

Split é um excelente ponto de partida para conhecer a Dalmácia, a região costeira na parte leste da Croácia. Bem conectada com todo o país, esta linda cidade mediterrânea, surpreende com uma face moderna os que pensa que visitá-la se resuma a conhecer sua cidadela romana, o calçadão da orla e servir como base para explorar as cidades próximas. Quem aprecia arte, encontra atrações bem mais recentes e não menos cativantes que as da antiguidade.

Estátua de Gregorius de Nin

Um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade é estátua do bispo Gregorius de Nin guardado a entrada norte do Palácio de Diocleciano, o Portal Áureo. A enorme escultura em bronze, é de autoria do artista croata Ivan Mestrovi, que residiu em Split com a família e deixou para a cidade um consistente legado de obras.

Galeria Mestrovic

A Galeria Mestrovic (link aqui) é um museu que ocupa uma imponente “villa” à beira mar em uma área muito bonita da cidade, a península de Marjan.

Galeria Mestrovic

A mansão foi projetado pelo próprio artista que queria conjugar as funções de moradia, local de trabalho e salas de exposição. O artista viveu nesta casa até a Segunda Guerra Mundial. A Galeria doada pelo escultor faz parte da Fundação Mestrovic e foi aberta para visitação pública em 1952.

Galeria Mestrovic Galeria Mestrovic

A coleção inclui trabalhos de todas as fases do artista, com desenhos, pinturas e esculturas em bronze, mármore, madeira, dispostos pelos iluminados salões da mansão. Há mais esculturas espalhadas pelos bem cuidados e tranquilos jardins com uma estonteante vista para o mar. A obra deste talentoso artista do século 20 é realmente de alto nível e definitivamente merece ser conhecida. Não é à toa que Ivan Mestrovic é considerado o “Rodin da Croácia”.

Galeria Mestrovic

O bilhete para a Galeria Mestrovic, também compreende a entrada para o “Kastelet Crikvine”, um pouco adiante, no outro lado da mesma rua. Trata-se de outra mansão comprada por Mestrovic com uma capela contendo 28 painéis esculpidos em madeira retratando a vida de Cristo executados pelo artista.

Galeria Mestrovic

Tentei conhecê-la, mas no dia em que estive lá, estava fechada para a celebração de um casamento. Pelo menos deu para ouvir a música e contemplar a paisagem. Devia ter esperado pela taça de champanhe.

Galeria Mestrovic

É muito fácil e agradável chegar à península de Marjan, onde fica a Galeria Mestrovic e o Kastelet-Crikvine. Basta seguir a orla desde o final da “Riva”, a principal avenida à beira mar do Centro Histórico, seguindo em direção contrária ao Palácio de Diocleciano.

Galeria Mestrovic

Com um forte calor e o sol a pino, preferi deixar a caminhada de 30 minutos para a volta, indo de ônibus. Há uma parada no final da Riva, na calçada do lado do mar, em plena Trg Republike (Praça da República) com vista para a Igreja de S. Francisco (Sv. Frane).

Galeria Mestrovic

A passagem do ônibus pode ser comprada na banca de jornal ao lado da parada ou a bordo, com o motorista. A linha 12 proporciona um giro panorâmico pelo lado moderno de Split. A parada mais próxima da Galeria fica na Gunjacina Ulica, quase esquina com Setaliste Ivana Mestrovica, na lateral do “Musej Hrvatskih Arheoloskih”, o Museu Arqueológico Croata. Conjugar as visitas aos museus é um programa cultural completo para ninguém botar defeito e o pacote ainda inclui uma bonita área arborizada com vista para o mar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.