Uma fabulosa vista para o Lago de Como – Castello di Vezio em Varenna

Compartilhe

Milão é um excelente ponto de partida para grandes férias. Cidade interessante e muito bem conectada, é uma base perfeita para escapadas de um dia ou mais, permitindo conhecer lugares fantásticos sem precisar ficar trocando de hotel. Para contrastar com os ares cosmopolitas da cidade, uma grande pedida em um dia claro é um bate-volta até Varenna, nas margens do Lago de Como.

Vezio, Perledo Vezio, Perledo

Menos badalada que suas famosas vizinhas, Bellagio e Menaggio, Varenna é uma antiga aldeia de pescadores, com um ambiente sossegado que, encravada em uma encosta íngreme do lago, oferece um bonito cenário. Quem se dispõe a enfrentar uma subida que envolve algum nível de sacrifício, é plenamente recompensado com a absurda vista do Castello di Vezio.

Castello di Vezio

O caminho é pitoresco e agradavelmente arborizado, alternando escadas em pedras e ladeiras. Um pouco antes de chegar ao castelo, se passa pelo povoado de Vezio, com algumas casas em suas estreitíssimas vielas, a graciosa Capela de Santo Antônio e o minúsculo cemitério.

Castello di Vezio

No alto e praticamente no meio do Lago de Como, o castelo ocupa uma posição estratégica acima de Varenna. Construído pelos romanos por volta do século II como fortaleza militar, serviu por muito tempo como torre de vigia e posteriormente para sinalização. Durante Primeira Guerra Mundial foram edificados abrigos subterrâneos ainda existentes e visitáveis.

Castello di Vezio Castello di Vezio

Atualmente, Vezio é o que restou da antiga fortificação. Apesar de não oferecer as habituais atrações esperadas por quem visita um castelo, como mobiliário, porcelanas ou quadros nas paredes, emociona por sua autenticidade, e principalmente pela vista do Lago de Como.

Castello di Vezio

Atravessar a ponte pênsil de madeira, subir a sinistra escadaria da torre passando por armaduras enferrujadas para, lá do alto, admirar através das ameias o lago e as misteriosas esculturas em gesso de fantasmas nos jardins, dá a impressão de estarmos apenas sonhando.

Castello di Vezio

Além das interessantes esculturas em meio aos olivais, também estão expostas aves de rapina. O Castello de Vezio abriga um centro de falcoaria que cria e treina os animais. Na parte da tarde, são realizados espetáculos, onde se tem a oportunidade de assistir falcões e corujas voando livremente. Como tinha planejado visitar o castelo pela manhã e a cidade após o almoço, perdi.

Castello di Vezio

O Castello de Vezio pode ser visitado todos os dias da semana de março a outubro, exceto em dias de chuva. No inverno, o funcionamento é bem restrito sendo aconselhável telefonar previamente.

Castello di Vezio

Para quem está em Milão, a viagem de trem até a estação Varenna-Esino toma cerca de uma hora. As partidas da estação Milano Centrale acontecem aproximadamente a cada hora. Chegando a Varenna, siga as precisas orientações do caminho, bem como horários e preços fornecidas pelo sítio do Castello de Vezio.

Castello di Vezio

Saindo do castelo, tomei um caminho diferente que começa em uma escadaria à esquerda do mirante principal. Embora menor, é bem mais íngreme que o da subida. Igualmente agradável, passa por pequenas ruas e termina bem em frente ao píer de Varenna. É hora de dar um descanso às canelas e uma pausa para uma refeição vendo a movimentação dos barcos. Em seguida, é a vez de explorar a cidade antes de voltar para Milão.

Castello di Vezio

Apesar de não ter voltado de trem, lembro que na época do passeio, recebi um prudente conselho que passo adiante, sem confirmar se as coisas mudaram por lá: Garantir a volta comprando as passagens de trem de ida e de volta ainda em Milão, pois a estação de Varenna-Esino não possui bilheteria e conta com poucos terminais de autoatendimento. Vá que estejam com defeito…

Leave a Reply

Your email address will not be published.